Famílias, Homicídios Policiais e Políticas Públicas: uma análise bibliográfica produzida no Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v17.n.2.58706

Palavras-chave:

Famílias, Violência, Homicídio, Políticas Públicas, Distrito Federal

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa pós-doutoral desenvolvida na Universidade de Brasília (PPGSC/UnB), em 2022. Há um interesse científico e social em compreender como determinadas famílias no Distrito Federal vivem situações de violência institucional geradas pelo homicídio policial e como as políticas públicas especializadas de atendimento e orientação chegam a esses grupos vitimados. Por meio de levantamento bibliográfico e documental, esta pesquisa tem como propósito analisar o que se tem produzido sobre o fenômeno na região distrital, o âmbito das redes de apoio e as condições de saúde das famílias vitimadas, nos últimos anos. O objetivo principal compreende analisar o debate acadêmico acerca do homicídio policial e dos impactos dessa violência nas famílias vitimadas no Distrito Federal. Os objetivos específicos são: 1) discutir a literatura acerca do homicídio policial e das famílias vitimadas no Distrito Federal nos últimos anos; 2) identificar quais são as redes de apoio sociais e oficiais no Distrito Federal; 3) compreender as condições de saúde das famílias vitimadas, provocadas pelo prolongamento da violência institucional. A metodologia da pesquisa tem caráter qualitativo, por meio de análise bibliográfica e documental nos seguintes bancos de dados: Scielo, Google Acadêmico, Diretório da CAPES e documentos institucionais oriundos de outras fontes de buscas. Espera-se que a pesquisa contribua para entender um recorte do campo de estudo voltado à violência, à segurança pública, às famílias vitimadas e às políticas públicas no Distrito Federal.

Biografia do Autor

Adalberto de Salles Lima, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutor e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-Doutorado no Programa Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UnB). Professor colaborador no Centro Interdisciplinar de Estudos Avançados (CEAM/UnB). Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal/DF. Avaliador de bancas de heteroidentificação (UnB; CEBRASPE). Áreas/interesse de estudo: Produção do Espaço Urbano, Desigualdades e Políticas Públicas; Colonialidade latino-americana; Relações Raciais, Violência e Poder; Participação Social, Juventudes e Direitos Humanos e Escola - Trabalho.

Éverton Luís Pereira, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutor e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-Doutorado no Medical Anthropology Research Centre da Universitat Rovira i Virgili. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Estudos Comparados sobre as Américas e Programa de Pós-Graduação em Saúde
Coletiva (Acadêmico e Profissional) da Universidade de Brasília (UnB). Áreas/interesse de estudo: Ciências Sociais em Saúde, Saúde Coletiva, Disability Studies, Violências, Políticas Públicas, Desigualdades em Saúde.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Artigos