Preensões trágicas: Significações de desastres na ação discursiva parlamentar do Legislativo fluminense
DOI:
https://doi.org/10.4322/dilemas.v17.n.1.59834Palavras-chave:
Desastre, tragédia, discurso político, preensões, sociologia pragmáticaResumo
Este artigo endereça o problema das definições práticas sobre desastres. Apoiado teórica e metodologicamente em linhagens sociológicas orientadas pelo pragmatismo, suas considerações se baseiam na análise da ação discursiva política produzida entre 2010 e 2022 na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro sobre deslizamentos de terra associados a eventos pluviais. O principal resultado encontrado é a relevância da ideia de tragédia como forma de interpretação dos desastres, algo que segue duas vias principais de construção discursiva: a nomeação e a narrativa. O artigo também se engaja em um diálogo teórico crítico com a sociologia pragmática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.