Políticas de memória, verdade e justiça de transição: Análise da experiência brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v17.n.1.60011

Palavras-chave:

Justiça de Transição, Ditadura, Memória, Verdade, Justiça.

Resumo

O presente estudo busca identificar as possíveis causas do insucesso das políticas de justiça transicional no Brasil em construir uma consciência coletiva sobre as atrocidades da Ditadura Civil-Militar de 1964, redundando na ascensão do ultraconservadorismo ao comando do país e na ameaça de uma iminente ruptura democrática. Através de revisão bibliográfica, exploraram-se os principais legados do período de exceção que geraram obstáculos ao avanço da justiça transicional no Brasil e resultaram na ascensão do ultraconservadorismo no país, tendo em comum a evidência da manutenção dos interesses de grupos ligados à Ditadura Civil-Militar.

Biografia do Autor

Diego Pereira Viégas, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Advogado e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É mestre em Políticas Sociais e Direitos Humanos, especialista em Direito Civil e Processo Civil e bacharel em Direito pela UCPel.

Renato da Silva Della Vechia, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e especialista em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É professor adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos e membro do Conselho Consultivo da Escola de Serviço Social da UCPel. É membro do Conselho Editorial da Revista História e Luta de Classes, coordenador do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC-UCPel). Exerceu as funções de coordenador de Extensão da UCPel e de coordenador geral da Associação de Apoio à Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária.

Downloads

Publicado

2024-02-07

Edição

Seção

Artigos