Os sentidos do cárcere: Apresentação do número especial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16esp5.60521

Keywords:

prisão, justiça, punição, violência, direitos humanos

Abstract

A organização deste número especial é um dos produtos da pesquisa Os sentidos do cárcere: Incapacitação e ressocialização na realidade prisional brasileira, recentemente desenvolvida pelo NECVU-UFRJ com financiamento do CNPq. Buscando formas de ampliar a compreensão da coexistência de ideais de ressocialização e incapacitação nas prisões do Brasil contemporâneo, recorremos a uma metáfora que pretende funcionar como uma imagem geral do cárcere que não o reduza a nenhum dos eixos em questão. Nem prisão disciplinar, nem depósito-de-gente: propomos pensar a prisão como labirinto, considerando a diversidade de sentidos que o termo abarca.

Author Biographies

Michel Misse, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor titular de Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor e mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Fundador e atual vice coordenador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVUUFRJ). Editor-chefe de Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. Pesquisador 1-B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Rafael Godoi, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, MA, Brasil

Professor de sociologia do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É doutor e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela USP. Pesquisador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVUUFRJ) e coordenador do Grupo de Pesquisa Cidade e Prisão (UEMA).

Kátia Sento Sé Mello, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Antropóloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSS-ESS-UFRJ). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Nível 2; líder do GPSEM-CNPq-PPGSS-UFRJ, NECVUIFCS-UFRJ e INCT-InEAC-UFF. Bolsista de pós-doutorado sênior CNPq entre janeiro e julho de 2023 e bolsista de produtividade PQ2-CNPq desde agosto de 2023.

Cesar Pinheiro Teixeira, Universidade Vila Velha, Vila Velha, ES, Brasil

Sociólogo e professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha (UVV). Pesquisador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NECVU-UFRJ).

David Maciel de Mello Neto, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Sociólogo, professor associado no Laboratório de Gestão e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LGPP-UENF) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (LGPP-UENF). Também integra o Núcleo de Estudos do Conflito, Cidadania e Violência Urbana da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NECVU-UFRJ) e o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismo da Universidade Federal Fluminense (GENI-UFF).

Published

2023-12-13

Issue

Section

Presentation