Os sentidos do cárcere: Apresentação do número especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16esp5.60521

Palavras-chave:

prisão, justiça, punição, violência, direitos humanos

Resumo

A organização deste número especial é um dos produtos da pesquisa Os sentidos do cárcere: Incapacitação e ressocialização na realidade prisional brasileira, recentemente desenvolvida pelo NECVU-UFRJ com financiamento do CNPq. Buscando formas de ampliar a compreensão da coexistência de ideais de ressocialização e incapacitação nas prisões do Brasil contemporâneo, recorremos a uma metáfora que pretende funcionar como uma imagem geral do cárcere que não o reduza a nenhum dos eixos em questão. Nem prisão disciplinar, nem depósito-de-gente: propomos pensar a prisão como labirinto, considerando a diversidade de sentidos que o termo abarca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Misse, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor titular de Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor e mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Fundador e atual vice coordenador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVUUFRJ). Editor-chefe de Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. Pesquisador 1-B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Rafael Godoi, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, MA, Brasil

Professor de sociologia do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É doutor e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela USP. Pesquisador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVUUFRJ) e coordenador do Grupo de Pesquisa Cidade e Prisão (UEMA).

Kátia Sento Sé Mello, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Antropóloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSS-ESS-UFRJ). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Nível 2; líder do GPSEM-CNPq-PPGSS-UFRJ, NECVUIFCS-UFRJ e INCT-InEAC-UFF. Bolsista de pós-doutorado sênior CNPq entre janeiro e julho de 2023 e bolsista de produtividade PQ2-CNPq desde agosto de 2023.

Cesar Pinheiro Teixeira, Universidade Vila Velha, Vila Velha, ES, Brasil

Sociólogo e professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha (UVV). Pesquisador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NECVU-UFRJ).

David Maciel de Mello Neto, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Sociólogo, professor associado no Laboratório de Gestão e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LGPP-UENF) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (LGPP-UENF). Também integra o Núcleo de Estudos do Conflito, Cidadania e Violência Urbana da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NECVU-UFRJ) e o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismo da Universidade Federal Fluminense (GENI-UFF).

Downloads

Publicado

2023-12-13

Edição

Seção

Apresentação