etnografia, antropologia, urbanismo, infraestruturas, Sul Global
Resumo
O texto segue uma imagem recorrente na descrição das cidades brasileiras — a de “ainda construção e já ruína” — através de lugares de enunciação distintos ao longo do tempo, e sugere que esse percurso permite pensar caminhos para uma agenda de pesquisas etnográficas sobre urbanização e infraestrutura, ou uma antropologia do urbanismo das e nas cidades do sul global.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Mariana Cavalcanti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ
Professora do Programa de Pós Graduação em Sociologia do IESP-UERJ. Bolsista de Produtividade (PQ2) do CNPq, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ).
Copyright (c) 2023 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.