riscos, crianças, adolescentes, migração venezuelana na Colômbia
Resumo
Riscos enfrentados por crianças e adolescentes migrantes venezuelanos na Colômbia: uma análise dos discursos institucionais O objetivo deste artigo foi conhecer as percepções e os discursos sobre os riscos enfrentados pelas crianças e adolescentes migrantes venezuelanos na Colômbia a partir das experiências das organizações de ajuda humanitária e dos governos locais colombianos. Vinte e uma pessoas foram entrevistadas: 14 de organizações humanitárias e sete de governos locais. Depois que o material foi coletado, foi realizada uma análise qualitativa do conteúdo. Os entrevistados identificaram pelo menos 12 riscos que afetam crianças e adolescentes venezuelanos na Colômbia, como exploração econômica não sexual e violência sexual, entre outros.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Angelo Flórez de Andrade, Universidad Santo Tomás, Bogotá, Colombia
Es asesor en temas de internacionalización de ciudades y de la educación superior. Profesor en la facultad de Gobierno y Relaciones Internacionales, Universidad Santo Tomás (USTA, Bogotá, Colombia). Estudiante de doctorado en Estudios Políticos Internacionales, Universidad del Rosario (Bogotá, Colombia); Master in Science, Ciencia Política, Universidad de Gotemburgo (Suecia). BA en Relaciones Internacionales, Universidad del Rosario (Colombia).
Antonia Olmos Alcaraz , Universidad de Granada, Granada, España
Es Catedrática de Universidad en el Departamento de Antropología Social de la Universidad de Granada (UGR, Granada, España). Investigadora del Instituto de Migraciones, Doctora en Antropología Social, Máster en Inserción Socio-laboral, Minorías y Territorio por la Universidad de Granada y Licenciada en Ciencias Políticas y Sociología por la misma universidad.
Felipe Aliaga Sáez, Universidad Santo Tomás, Bogotá, Colombia
Es Profesor de la Facultad de Sociología en la Universidad Santo Tomás (USTA, Bogotá, Colombia). Doctor en Sociología y Procesos Políticos Contemporáneos, Universidad de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, España), DEA en Ciencia Política y de la Administración por la Universidad de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela), Sociólogo y Licenciado en Sociología por la Universidad de Concepción (Concepción, Chile).
Copyright (c) 2025 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.