Desempeño y confianza institucional. Los sistemas de justicia penal locales y el miedo al delito en México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n2.64748

Palavras-chave:

Medo do crime, Estado, confiança institucional, desempenho institucional, instituições locais de justiça criminal

Resumo

Desempenho institucional e confiança. Sistemas locais de justiça criminal e medo do crime no México Estudos anteriores descobriram que a polícia influencia o medo do crime no México, mas pouco se investigou sobre o efeito de outros atores do sistema de justiça criminal. Este estudo avalia se a confiança dos cidadãos e o desempenho das instituições locais de aplicação da lei e de justiça criminal têm influência sobre essa variável. Utilizando dados do ENVIPE 2023 e modelos de regressão multinível, constatamos que aqueles que desconfiam do Ministério Público e vivem em estados com baixo desempenho institucional relatam maior medo do crime. Os resultados confirmam que tanto as opiniões individuais quanto o ambiente institucional local são importantes para prevenir o medo do crime, mesmo em contextos de violência e crise institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arturo Camacho Balderas, Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México

Es investigador del programa de Estancias Posdoctorales por México de la Secretaría de Ciencia, Humanidades, Tecnología e Innovación (SECIHTI) adscrito a la Maestría en Derecho del Centro Universitario de Ciencias Sociales y Humanidades de la Universidad de Guadalajara (UdeG, Guadalajara, México). Es Doctor en Ciencias Sociales en el Área de Estudios Regionales y Maestro en Desarrollo Regional por El Colegio de la Frontera Norte (COLEF, Tijuana, México) y Licenciado en Ciencia Política por la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP, Puebla, México).

Áurea Esther Grijalva-Eternod, Universidad de Guadalajara, Guadalajara, México

Es Profesora Investigadora en el Centro Universitario de Ciencias Sociales y Humanidades de la Universidad de Guadalajara (UdeG, Guadalajara, México). Es miembro del Sistema Nacional de Investigadoras e Investigadores (SNII), nivel II. Es Doctora en Criminología y Delincuencia Juvenil por la Universidad de Castilla La Mancha (UCLM, Albacete, España) y Especialista en Derecho Penal por la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM, Ciudad de México, México).

Publicado

2025-07-25

Edição

Seção

Artigos