Territorial Stigma: The (Un)Likable Governance by Strata in Bogota
DOI:
https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n2.65144Palavras-chave:
estigma, estratos, territorialidade, BogotáResumo
Estigma territorial: a (in)desejável governança por estratos em Bogotá A estratificação em Bogotá tem sido justificada por argumentos de política social, mesmo que esse conceito naturalizado promova uma segregação por meio do preço dos serviços públicos ou do mercado imobiliário. A estratificação de Bogotá é um sistema de estigma territorial? Este artigo argumenta que a estratificação urbana é um sistema de estigma territorial resiliente, porque seu questionamento "de baixo" reforça esse dispositivo de controle concebido "de cima". Resultados de resenhas de jornais e entrevistas sugerem que Bogotá está em uma "armadilha de estratos", visto que a governança pela segregação também reforça e legitima estigmas territoriais. Apesar de tudo isso, parece que todos os atores sociais encontraram estratégias para fazer a estratificação funcionar em seus próprios interesses.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.