Abordagens da história das facções criminais do Rio de Janeiro na literatura científica: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v19.n1.66069

Palavras-chave:

facções criminais, Criminalidade, Criminologia crítica, revisão de literatura

Resumo

Esta revisão de escopo buscou responder à pergunta: como a história, percursos e desdobramentos da atuação das facções criminais do estado do Rio de Janeiro são descritos na literatura científica? Verificou-se que a história destas facções não foi objeto principal dos estudos, mas abordada de maneira pontual. A partir das diferentes formas de conceituá-las e de abordar sua história, conclui-se que as facções criminais são um fenômeno surgido e mantido a partir de ações do Estado e das políticas que este afirma aplicar para combater tais grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaíssa Fernanda Kratochwill de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

É doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil), especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Centro de Estudos Renato Saraiva (Faculdade CERS, Recife, Brasil), mestra e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, Brasil).

Adriano da Silva, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

É chefe da Biblioteca de Saúde Pública do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil) e pesquisador do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz. É doutor em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do ICICT/Fiocruz e graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil).

Patrícia Constantino, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

É pesquisadora em Saúde Pública no Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (CLAVES) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil). É pós-doutora em Saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Rio de Janeiro (FAPERJ), doutora e mestra em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz, especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Brasil) e graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA, Rio de Janeiro, Brasil).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2026-03-09

Edição

Seção

Artigos