Abordagens da história das facções criminais do Rio de Janeiro na literatura científica: uma revisão de escopo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v19.n1.66069

Parole chiave:

facções criminais, Criminalidade, Criminologia crítica, revisão de literatura

Abstract

Esta revisão de escopo buscou responder à pergunta: como a história, percursos e desdobramentos da atuação das facções criminais do estado do Rio de Janeiro são descritos na literatura científica? Verificou-se que a história destas facções não foi objeto principal dos estudos, mas abordada de maneira pontual. A partir das diferentes formas de conceituá-las e de abordar sua história, conclui-se que as facções criminais são um fenômeno surgido e mantido a partir de ações do Estado e das políticas que este afirma aplicar para combater tais grupos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Thaíssa Fernanda Kratochwill de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

É doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil), especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Centro de Estudos Renato Saraiva (Faculdade CERS, Recife, Brasil), mestra e graduada em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, Brasil).

Adriano da Silva, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

É chefe da Biblioteca de Saúde Pública do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil) e pesquisador do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz. É doutor em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do ICICT/Fiocruz e graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil).

Patrícia Constantino, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

É pesquisadora em Saúde Pública no Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (CLAVES) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil). É pós-doutora em Saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Rio de Janeiro (FAPERJ), doutora e mestra em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz, especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Brasil) e graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA, Rio de Janeiro, Brasil).

##submission.downloads##

##submission.additionalFiles##

Pubblicato

2026-03-09

Fascicolo

Sezione

Artigos