El nombre no hace la cosa: Reestructuración neoliberal del espacio y desposesión de significados urbanos
DOI:
https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n2.66148Palavras-chave:
conflito urbano, cidade neoliberal, transformação espacial, neoliberalismo, identidades urbanasResumo
O nome não faz a coisa: Reestruturação neoliberal do espaço e desapropriação dos significados urbanos As transformações urbanas neoliberais afetam profundamente as dimensões simbólicas das cidades, gerando conflitos pela substituição dos significados anteriores pela introdução de novos usos e significados. Este artigo analisa os conflitos produzidos na construção da Barcelona pós-industrial a partir da urbanização de um polo terciário em Diagonal Mar, o que levou à desapossessão da identidade do bairro cooperativista tradicional. Os resultados indicam que a identidade promovida absorve o passado pré-existente, gerando ressentimento social entre os habitantes originais.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.