Encontros desencontrados: A apropriação do humor e sátira no ativismo cívico e político no Facebook Este artigo investiga o papel do humor e da sátira como estratégias de mobilização e comunicação política em movimentos antiausteridade em Portugal, analisando interações entre ativistas e seguidores no Facebook. A partir de entrevistas e análise de conteúdos digitais, revela-se que os seguidores criam e disseminam mais conteúdos humorísticos, enquanto os ativistas adotam uma abordagem cautelosa, limitada por constrangimentos materiais e perceções de responsabilidade pública. O humor reforça narrativas alternativas e laços comunitários, mas pode excluir atores da esfera pública.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
João Carlos Sousa, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal
É investigador de Pós-Doutoramento do projeto Blockchain.PT: Agenda “Descentralizar Portugal com Blockchain” no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL, Portugal). É doutor em Ciências da Comunicação pelo Iscte-IUL, mestre e licenciado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior (UBI, Covilhã, Portugal).
Copyright (c) 2025 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.