Este texto relata uma etnografia feita há mais de 40 anos por um etnógrafo improvisado, como o autor se autodesigna. Formado em direito direito nos anos 70, o autor migrou para a sociologia. Retoma-se o seu percurso na teoria sociológica, então em voga, e em agências policiais na cidade do Recife, onde o comissário exercia funções de um juiz, em uma espécie de “direito informal”, à revelia e às vezes até infringindo o direito oficial, resolvendo pequenos casos penais, mas também civis, que chegavam a essas agências em busca de uma solução. O texto apresenta as dificuldades teóricas e práticas com que o autor se defrontou, e como as resolveu.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Luciano Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
É professor aposentado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife, Brasil). É doutor em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris, França), mestre em Sociologia pelo Programa Integrado de Mestrado em Economia e Sociologia (PIMES) da UFPE e graduado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS, Aracaju, Brasil).
Copyright (c) 2025 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.