Lésbicas sem humor

Don Kullick

Resumo


Este artigo examina a construção social e cultural de um estereótipo sobre lésbicas, baseado na percepção de que elas não possuem senso de humor. Analisa-se como lésbicas são retratadas por comediantes, programas de TV,  quadrinhos e na literatura, e compara essas representações a outros  estereótipos, como aqueles relacionados a alemães e gays extravagantes. Ao investigar as relações entre masculinidade, feminilidade e falta de humor, demonstra-se que considerar lésbicas como incompatíveis com o riso e a graça significa caracterizá-las como destituídas de humanidade.

 

The article Humorless lesbians examines the social and cultural construction of a lesbian stereotype, based on the perception that they lack sense of humor. It is analyzed how lesbians are portrayed by comedians, TV shows, comic strips, and in literature. These representations are compared to other stereotypes such as those related to Germans and campy gays. By investigating the relations between masculinity, femininity and humorlessness, it is demonstrated that considering lesbians as incompatible with laughter and fun means to depicting them as deprived of humanity.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Ao submeter um texto, o(s) autor(es) declara(m) aceitar todos os termos e condições da revista e cede(m) a ela os direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, porém com direitos da DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social sobre a primeira publicação.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

               

APOIO: