O tempo dos Tribunais do Júri no Rio de Janeiro: Os padrões de seleção e filtragem para homicídios dolosos julgados entre 2000 e 2007

Ludmila Ribeiro, Thais Duarte

Resumo


A proposta deste artigo é analisar o tempo de processamento de homicídios dolosos julgados pelo Tribunal de Justiça da Cidade do Rio de Janeiro de 2000 a 2007, com base em dados ofi ciais. Os padrões de seleção e filtragem que interferem no processamento de um delito podem ser melhor compreendidos com a análise quantitativa do papel das variáveis processuais no aumento ou redução do tempo de processamento e a partir da análise qualitativa das questões relacionadas ao significado das informações contidas neste banco de dados.

 

The article Processing time in Rio de Janeiro jury courts: Patterns of selection and filters for intentional homicide cases sentenced between 2000 and 2007 presents an analysis based on official data regarding the duration of intentional homicide court cases sentenced in Rio de Janeiro during the cited period. The patterns of selection (the routines that determine how long the proceeding takes in the criminal justice system) will be better understood by the combination of quantitative and qualitative research methods.


Palavras-chave


sistema de justiça criminal, tempo de processamento, homicídio doloso, padrões de seleção e filtragem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Ao submeter um texto, o(s) autor(es) declara(m) aceitar todos os termos e condições da revista e cede(m) a ela os direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, porém com direitos da DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social sobre a primeira publicação.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

               

APOIO: