‘Motivo presumido: sentimento': Identidade religiosa e estigmatização escolar no Rio de Janeiro

Ana Paula Mendes de Miranda

Resumo


Um estudante é ofendido por uma professora por causa de sua identidade religiosa. O caso só vira inquérito depois de virar matéria na mídia, apesar da interferência da família. Tomando o caso como paradigma, o artigo apresenta as controvérsias em torno da intolerância religiosa no espaço público e seus desdobramentos oficiais, visando entender como dispositivos jurídico-policiais são usados para configurar uma “discriminação”, enquanto outros desqualificam a legitimidade da demanda.

 

A student is offended by a teacher because of their religious identity. Despite the student family's claims to citizenship rights, the story had only become a police case after getting media attention. Taking the case as a paradigm, the article ‘Presumed Reason: Sentiment': Religious Identity and Stigmatization at School in Rio de Janeiro presents the disputes around religious intolerance in the public sphere and its formal developments in order to understand how legal and police devices are deployed to describe a “discrimination”, while others disqualify the legitimacy of the demand.

Keywords: Religious intolerance, school, stigmatization, management of institutional conflicts, Rio de Janeiro


Palavras-chave


intolerância religiosa, escola, estigmatização, administração institucional de conflitos, Rio de Janeiro

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