As ciências sociais e a violência urbana no Rio de Janeiro: Notas para a análise de um campo em construção
Resumo
O presente texto apresenta um mapeamenÂto preliminar das posições teóricas e políticoÂ-institucionais na área de estudos sobre crime, violência e punição no Rio de Janeiro. Com base na análise de discussões teóricas, da história das organizações que as produziram, da trajetória de pesquisadores e de sua atuação no debate púÂblico, a pretensão do texto é favorecer o entenÂdimento da construção de uma especialidade teÂmática empírica e teórica no âmbito das ciências sociais -- em geral e no caso do Brasil em partiÂcular -- e de suas ligações com a reconstrução da democracia brasileira.
The article Social Sciences and Urban Violence in Rio de Janeiro: Notes for the Analysis of a Field under Construction presents a preliminary mapping of the theoretical and political-institutional positions in the area of study of crime, violence and punishment in Rio de Janeiro. Based on an analysis of theoretical discussions, the history of the organizations that proÂduced them and of the researchers and their role in public debate, the objective is to build an understandÂing of the construction of a specialist field both empiriÂcal and theoretical of social sciences -- in general and particularly in Brazilian scope -- and its connections to the reconstruction of Brazilian democracy.
Keywords: social scientists, violence, urban violence, crime, Rio de Janeiro
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Ao submeter um texto, o(s) autor(es) declara(m) aceitar todos os termos e condições da revista e cede(m) a ela os direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, porém com direitos da DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social sobre a primeira publicação.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.



