Riscos sociais dos deslocados na Colômbia: Condição e processo na violência política
Resumo
O texto analisa, sob a perspectiva da sociologia política, quatro pontos fundamentais para a compreensão das contingências da população deslocada (refugiados internos) na Colômbia: o conflito armado e a fragilidade do estado de direito; a vulnerabilidade relacional, que caracteriza a população deslocada; o exame dos esforços governamentais por meio do sistema de proteção social; e as medidas adotadas pelos juízes da Corte Constitucional, que se destacam em atenção a uma ação crucial diante dos deslocamentos. Conclui-se que o deslocamento não é uma questão política periférica, e sim uma intervenção fundamental na ordem do dia da ação de governo.
The article Social Risks of Displaced People in Colombia: Condition and Process under Political Violence analyses, with a political sociology point of view, four key points to understand the contingencies of the displaced population in Colombia: the armed conflict and the fragility of the State of Law; the relational vulnerability that characterizes the displaced population; the governmental efforts, through the social protection system; and the initiatives deployed by the judges of the Constitutional Court, which excels as essential action in view of displacements. The conclusion is that the displacement is not a matter of political or peripheral issue, but a crucial issue for intervention on the governability agenda.
Keywords: forced displacement, social links, relational vulnerability, social protection, rights
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Ao submeter um texto, o(s) autor(es) declara(m) aceitar todos os termos e condições da revista e cede(m) a ela os direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, porém com direitos da DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social sobre a primeira publicação.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.



