Os famosos todos nós: Uma proposta de análise da experiência citadina na aldeia urbana
Palavras-chave:
ordinariedade/anonimato, notoriedade, alta pessoalidade, pequeno-urbano, conduta públicaResumo
Este artigo visa a refletir sobre a experiência humana em meio urbano por meio da análise de comportamentos em lugares públicos marcados pela proeminência de uma cultura subjetiva. Com o método da observação flutuante de inspiração etnográfica, destacam-se os comportamentos públicos apresentados por citadinos pequeno-urbanos, bem como os sentidos que os efetivam. Observa-se como a situação de ordinariedade do ser (ou condição de anonimato, mesmo que relativo) pode ser superada nesses espaços por estratégias de circulação e de exposição pública. O artigo busca remontar a complexidade das formas de vida pública em suas diferentes dimensões.
The Famous All of Us: A Proposal of Analysis of the Urban Experience in the Small-Urban aims to reflect on the human experience in urban environment through the analysis of behavior in public places marked by the preeminence of a subjective culture. Through a floating observation inspired in an ethnographic method the public behaviors presented by small-urban city dwellers was identified as well as the meanings that actualize them. It is noted how the situation of ordinariness of being (or condition of anonymity, even if relative) can be overcome in these spaces by high personhood movement strategies and public exposure. The article seeks to trace the complexity of the forms of public life in its different dimensions.
Keywords: ordinariness/anonymity, notoriety, high personhood, small-urban, public conduct
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.