SALVADOR E AS MARCAS DO TEMPO: DA CIDADE FORTALEZA À CIDADE GLOBAL
Keywords:
Marca Cidade, Salvador, Identidade, Planejamento Urbano, BrandingAbstract
Este artigo tem como objetivo apresentar a cidade de Salvador a partir de aspectos relacionados à sua história, planejamento urbano, cultura e comunicação, dimensões que impactam na percepção de uma marca para a cidade. A marca apresenta-se como a idealização de um construto de significados que se manifesta e é apreendido pelos canais de recepção e opinião pública. As noções de marca, pensadas outrora apenas para produtos e serviços, podem ser aplicadas também às nações, regiões e cidades, perfazendo uma perspectiva do lugar enquanto um fenômeno comunicacional passível de branding. A dimensão analítica do artigo se dá a partir de uma pesquisa de natureza histórica e levantamento documental sobre aspectos relacionado ao desenvolvimento de Salvador e que lhes conferiu visibilidade, estabelecendo diálogos com as tipologias da “cidade fortaleza”, da “cidade invisível”, da “cidade criativa” e da “cidade mercado”. Como resultados, observa-se que as tensões entre estas múltiplas visões de cidade conferem a Salvador os seus atributos enquanto marca, sendo esta uma construção processual que depende das políticas públicas empreendidas pelos entes governamentais e da construção cotidiana empreendidas pela diversidade de atores sociais locais.
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