Sentidos e estratégias para superação de barreiras em escolas privadas entre estudantes bolsistas na cidade do Rio de Janeiro.

Auteurs

  • Pedro Henrique Barboza Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Mots-clés :

sentidos, barreiras, estratégias, trajetórias escolares, sociologia da educação

Résumé

O artigo analisa dificuldades de estudantes bolsistas que cursam o ensino médio em duas escolas privadas do Rio de Janeiro, bem como as estratégias para superá-las.  Usando como referencial teórico estudos no campo da sociologia da educação, bem como as contribuições de Norbert Elias sobre a interação entre diferentes grupos, afirmo que essas dificuldades, as quais denomino barreiras, se constituem como “meios de controle social”. A partir da análise empreendida das entrevistas realizadas com esses estudantes, destaco nas trajetórias dos jovens uma inteligência institucional e um grau elevado de identificação com as escolas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Pedro Henrique Barboza Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Professor de Sociologia na etapa do Ensino Médio, atuante nas redes privadas da cidade do Rio de Janeiro e Niterói. Mestrando do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da UERJ.

Références

ALVES-MAZZOTI, Alda Judith. “Usos e abusos dos estudos de caso”. Cadernos de Pesquisa, vol. 36, nº 129, p. 637-651, 2006.

ALVES, R.; PIOTTO, D. “Estudantes das camadas populares no ensino superior público: qual a contribuição da escola?”. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. vol. 15, nº 1, p. 81-89, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2015.

BOURDIEU, Pierre. A distinção. Porto Alegre: Zouk, 2017.

BOURDIEU, Pierre. “A ‘juventude’ é apenas uma palavra”. In: Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, p. 112-121, 1983.

CHARLOT, Bernard. “Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia”. Cadernos de Pesquisa, nº 97, p. 47-63, 1996.

DAYRELL, Juarez. “O jovem como sujeito social”. Revista Brasileira de Educação, n° 24, p.40-52, 2003.

DAYRELL, Juarez. “A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil”. Educação e Sociedade. vol 28, n° 100, p. 1105-1128, 2007.

DUBET, François. “A formação dos indivíduos: a desinstitucionalização”. Contemporaneidade e Educação. Ano 3, vol.3, p. 27-33, 1998.

DUBET, François. “A escola e a exclusão”. Cadernos de Pesquisa, nº 119, p. 29-45, 2003.

ELIAS, Norbert. A solidão dos moribundos. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

KAUFMANN, Jean Claude. A entrevista compreensiva. Um guia para pesquisa de campo. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

SILVA, Jailson de Souza e. Por que uns e não outros? caminhada de jovens pobres para a universidade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2018.

Téléchargements

Publiée

2023-08-16

Numéro

Rubrique

Artigos