Sentidos e estratégias para superação de barreiras em escolas privadas entre estudantes bolsistas na cidade do Rio de Janeiro.

Autori

  • Pedro Henrique Barboza Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Parole chiave:

sentidos, barreiras, estratégias, trajetórias escolares, sociologia da educação

Abstract

O artigo analisa dificuldades de estudantes bolsistas que cursam o ensino médio em duas escolas privadas do Rio de Janeiro, bem como as estratégias para superá-las.  Usando como referencial teórico estudos no campo da sociologia da educação, bem como as contribuições de Norbert Elias sobre a interação entre diferentes grupos, afirmo que essas dificuldades, as quais denomino barreiras, se constituem como “meios de controle social”. A partir da análise empreendida das entrevistas realizadas com esses estudantes, destaco nas trajetórias dos jovens uma inteligência institucional e um grau elevado de identificação com as escolas.

Biografia autore

Pedro Henrique Barboza Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Professor de Sociologia na etapa do Ensino Médio, atuante nas redes privadas da cidade do Rio de Janeiro e Niterói. Mestrando do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da UERJ.

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Pubblicato

2023-08-16

Fascicolo

Sezione

Artigos