Sentidos e estratégias para superação de barreiras em escolas privadas entre estudantes bolsistas na cidade do Rio de Janeiro.

Autores/as

  • Pedro Henrique Barboza Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Palabras clave:

sentidos, barreiras, estratégias, trajetórias escolares, sociologia da educação

Resumen

O artigo analisa dificuldades de estudantes bolsistas que cursam o ensino médio em duas escolas privadas do Rio de Janeiro, bem como as estratégias para superá-las.  Usando como referencial teórico estudos no campo da sociologia da educação, bem como as contribuições de Norbert Elias sobre a interação entre diferentes grupos, afirmo que essas dificuldades, as quais denomino barreiras, se constituem como “meios de controle social”. A partir da análise empreendida das entrevistas realizadas com esses estudantes, destaco nas trajetórias dos jovens uma inteligência institucional e um grau elevado de identificação com as escolas.

Biografía del autor/a

Pedro Henrique Barboza Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Professor de Sociologia na etapa do Ensino Médio, atuante nas redes privadas da cidade do Rio de Janeiro e Niterói. Mestrando do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da UERJ.

Citas

ALVES-MAZZOTI, Alda Judith. “Usos e abusos dos estudos de caso”. Cadernos de Pesquisa, vol. 36, nº 129, p. 637-651, 2006.

ALVES, R.; PIOTTO, D. “Estudantes das camadas populares no ensino superior público: qual a contribuição da escola?”. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. vol. 15, nº 1, p. 81-89, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2015.

BOURDIEU, Pierre. A distinção. Porto Alegre: Zouk, 2017.

BOURDIEU, Pierre. “A ‘juventude’ é apenas uma palavra”. In: Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, p. 112-121, 1983.

CHARLOT, Bernard. “Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia”. Cadernos de Pesquisa, nº 97, p. 47-63, 1996.

DAYRELL, Juarez. “O jovem como sujeito social”. Revista Brasileira de Educação, n° 24, p.40-52, 2003.

DAYRELL, Juarez. “A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil”. Educação e Sociedade. vol 28, n° 100, p. 1105-1128, 2007.

DUBET, François. “A formação dos indivíduos: a desinstitucionalização”. Contemporaneidade e Educação. Ano 3, vol.3, p. 27-33, 1998.

DUBET, François. “A escola e a exclusão”. Cadernos de Pesquisa, nº 119, p. 29-45, 2003.

ELIAS, Norbert. A solidão dos moribundos. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

KAUFMANN, Jean Claude. A entrevista compreensiva. Um guia para pesquisa de campo. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

SILVA, Jailson de Souza e. Por que uns e não outros? caminhada de jovens pobres para a universidade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2018.

Publicado

2023-08-16

Número

Sección

Artigos