Sobre a Revista

Foco e Escopo

O objetivo da Revista Estudos Libertários é preencher uma lacuna editorial brasileira no que concerne à publicização de pesquisas academias críticas, tratando tanto de temas  anarquistas quanto anticoloniais, decoloniais, contra-coloniais, em suma, antirracistas, antipatriarcais, anticapitalistas e antieurocêntricos. Assim, interessa-nos pesquisas no âmbito das Ciências Humanas que trate da História das culturas e dos saberes negros e indígenas, resgate do comunalismo africano e das organizações sociais indígenas antes e após a colonização; criticas aos princípios do colonialismo, da colonialidade/modernidade e do capitalismo; história do anarquismo; filosofias anarquistas e libertárias; estudos sobre prisões e abolicionismo penal; revoltas, revoluções, ações diretas e insurgências populares, com especial ênfase para 2013 no Brasil e congêneres pelo mundo; sindicalismo revolucionário, anarcossindicalismo; história do inssurrecionalismo; papel dos trabalhadores e dos direitos trabalhistas; educação e pedagogia libertária; crítica das plutocracias, de todo tipo de autoridade; pesquisas sobre mídia e o papel exercido pelos oligopólios de comunicação de massa; propostas de organizações socialistas, horizontais, autogestionárias, federativas; estudos que denunciem as opressões/governanças sociais: racista, patriarcal, sexual, acadêmico-científica, religiosa, capitalista, oficialista, da estética-produtiva, xenofóbica, antropocêntrica; estudos sobre veganismo e especismo; pesquisas sobre as opressões sobre as comunidades LGBTQIA+ e a busca pela libertação de suas opressões; pesquisas sobre a cultura popular insurgente e/ou contestadora; estudo sobre história dos povos principalmente oriundos da América Latina e África; todo tipo de estudo que tenha como lente o instrumental teórico anarquista, libertário e/ou decolonial e colabore para a emancipação social e/ou colabore para a crítica do status quo.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação da revista é realizada por pares cegamente. De acordo com o tema proposto no artigo, o comitê editorial designará dois avaliadores que devem emitir seu parecer em até um mês. Depois das indicações, o editor geral designará para a publicação ou retornará ao autor para fazer possíveis modificações exigidas pelos avaliadores. Depois das modificaçoes realizadas, o texto será novamente enviado aos avaliadores para dar o aceite final. Nesse caso, o artigo será publicado. Caso as duas avaliações sejam negativas, o autor será avisado pelos editores. Em caso de empate nas proposições, o editor indicará um terceiro avaliador para emitir seu parecer sobre o texto.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Perfil de autores

A Revista Estudos Libertários aceita artigos de doutores e doutorandos.

Mestres, mestrandos e graduandos que queiram publicar artigos com o mesmo escopo/temática da Revista de Estudos Libertários devem enviar seus artigos para a READ - Revista de Estudos Anarquistas e Decoloniais.

Sponsors

Agradecemos à FAPERJ por todo apoio na concretização desse projeto.

Fontes de Apoio

Agradecemos às seguintes instituições todo apoio recebido para concretizar essa revista: UFRJ; IFCS; FAPERJ; PPGF; PPGHC; OTAL; CPDEL.

Histórico do periódico

A Revista Estudos Libertários é uma iniciativa do CPDEL (Coletivo de Pesquisas Decoloniais e Libertárias) da UFRJ e surgiu em 2019.