Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Estudos Libertários?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO

A revista Estudos Libertários acolhe a submissão de artigos, comentários, resenhas de livros e entrevistas. Interessa-nos pesquisas acadêmicas críticas, tratando dos seguintes temas no âmbito das Ciências Humanas: história do anarquismo; teoria política anarquista e libertária; estudos sobre prisões e abolicionismo penal; revoltas, revoluções, ações diretas e insurgências populares, 2013 no Brasil e congêneres pelo mundo; sindicalismo revolucionário, anarcossindicalismo; história do inssurrecionalismo; movimentos sociais; papel dos trabalhadores e dos direitos trabalhistas; educação e pedagogia libertária; crítica do Estado, do capitalismo, das plutocracias, de todo tipo de autoridade; pesquisas sobre mídia e o papel exercido pelos oligopólios de comunicação de massa; propostas de organizações socialistas; de ajuda mútua, horizontais, autogestionária, federativa; estudos que denunciem as opressões/governanças sociais: racista, patriarcal, sexual, acadêmico-científica, religiosa, capitalista, oficialista, da estética-produtiva, xenofóbica, antropocêntrica; estudos socioambiental; sobre veganismo; territórios dissidentes e autônomos; imigração; pesquisas sobre a cultura popular insurgente e/ou contestadora; estudo sobre história dos povos principalmente oriundos da América Latina e África (indígenas e negros); todo tipo de estudo que tenha como lente o instrumental teórico anarquista ou libertário e colabore para a emancipação social e/ou para a crítica do status quo.

 

Procedimentos

            A decisão de publicar é efetivamente baseada na revisão por pares e na adequação às normas da revista (abaixo). Caberá ao editor enviar o trabalho (artigo ou resenha) aos membros do conselho editorial (formado por avaliadores ad hoc brasileiros e estrangeiros de reconhecida expertise) para consideração. É possível que outros pareceristas sejam convidados ad hoc para revisar algum artigo. A Revista Estudos Libertários pretende responder aos autores no período máximo de três meses, já com o parecer sobre a publicação.

 

Normas editoriais e de apresentação de artigos

 

1) Periodicidade: semestral

2) As pesquisas enviadas à revista devem ser guiadas pela necessidade intelectual que melhor necessitem para desenvolver uma tese. Não obstante, recomendamos que os artigos tenham aproximadamente entre 4.000 e 12.000 palavras e as resenhas de livros entre 2.000 a 3.000; em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5 e parágrafo justificado.

 

3) O resumo de até 160 palavras para ambos os casos, deve ser apresentado no idioma original e em outra língua estrangeira (ou português, no caso de artigo em outra língua estrangeira), explicitando uma síntese de sua(s) tese(s) e metodologia(s), além de 5 palavras-chave nos dois idiomas. O título deve ser apresentado também em duas línguas.

 

4) Os artigos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês, e os textos serão publicados no idioma original do envio do artigo.

         

 5) Em caso de artigo de autoria coletiva, o texto deverá ser submetido pelo primeiro autor (ou autor de contato). Em caso de aprovação, todos os autores deverão mostrar sua conformidade com o manuscrito a ser publicado. A revista não aceita artigos com mais de três autores, a não ser em casos excepcionais que devem ser sempre justificados.

 

6) Para a submissão on-line devem ser anexados dois arquivos em formato .docx

a) em formato de carta de apresentação (cover letter), deve incluir o título do artigo, resumo e dados biográficos do/s autor/es (titulação acadêmica, cargo que ocupa e publicações relevantes mais recentes).

 

b) Manuscrito que será apresentado aos avaliadores. Deve ser enviado sem qualquer tipo de referência ou informações que possibilitem a identificação dos autores, constando somente o título, o texto e as referências bibliográficas.

 

7) Dúvidas sobre o processo de submissão ou avaliação de manuscritos devem ser encaminhadas ao e-mail institucional de Revista Estudos Libertários: revistaestudoslibertarios@gmail.com

 

8) Referências bibliográficas, quando necessárias, devem aparecer no próprio texto, com a menção do último sobrenome do autor acompanhado do ano da publicação e do número da página, quando necessário (Kropotkin, 2005: 125) ou (Kropotkin, 2005). Citações literais de textos de outros autores superiores a três linhas devem aparecer em parágrafo separado, em itálico, fonte tamanho 11.

 

9) Estilo de nota de rodapé: as notas de rodapé devem ser colocadas na parte inferior da página, fonte 10, seguindo numeração sequencial com vistas a esclarecer as fontes e sugerir ideias tangenciais. Eles não devem ser usados para acumular aparelhos incômodos de informações bibliográficas desnecessárias, e nunca devem se referir a obras que os autores ainda não tenham lido. As referências às obras não devem vir nas notas de rodapé.

 

 

10) Os artigos e opiniões emitidas são de inteira responsabilidade dos autores. 

 

11)  Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

 

12) Bibliografia: deve vir no final do artigo e em ordem alfabética, observando os seguintes critérios abaixo:

 

a) Para livro Exemplo: BAKUNIN, Mikhail. (2008), O princípio do Estado e outros ensaios. São Paulo: Hedra.

 

b) Para capítulo de livro Exemplo: BOSCHI, Renato; & GAITAN, Flavio. (2013), Estado, Politica e Agência nos processos de desenvolvimento In: GAITAN, Flavio & DEL RIO, Andrés (orgs); Instituições, Politica e Desenvolvimento: América Latina frente ao século XXI; Curitiba; Editora RCV; pp. 47 - 70.

 

c) Para artigo em revista Exemplo: DE MORAES, Wallace. (2014) A convergência analítica dos herdeiros de Kautsky e Nozick: uma crítica às interpretações da direita e da esquerda estatista sobre o Levante de 2013 no Brasil. Em Debate: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianópolis, n. 11, p. 90-113.

 

d) Para citação de artigo eletrônico Exemplo: DE MORAES, W. (2020). AS ORIGENS DO NECRO-RACISTA-ESTADO NO BRASIL CRÍTICA DESDE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL & LIBERTÁRIA. Revista Estudos Libertários, 2(6), 5/27. https://revistas.ufrj.br/index.php/estudoslibertarios/article/view/39358

 

e) Teses e dissertações Exemplo: AZEVEDO, Raquel de (2010). A resistência anarquista: uma questão de identidade (1927-1937). Dissertação (Mestrado em História Social), Universidade de São Paulo, São Paulo.

 

13) Título. Deve vir maiúsculo, negrito e centralizado. 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Aceitamos contribuições originais em inglês, espanhol e português. Também aceitamos a tradução de artigos que já foram publicados em outros idiomas, mas inéditos na língua portuguesa. Maiores dúvidas entrar em contato com o editor.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. Fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5 e parágrafo justificado; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:


1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.