Beitragseinreichung

Um Beiträge online einzureichen oder den aktuellen Status eines eingereichten Beitrags zu überprüfen, müssen Sie registriert und eingeloggt sein. In einen existierenden Account Zum Login oder einen neuen Account Registrieren.

Checkliste für Beitragseinreichungen

Als Teil des Einreichungsverfahren werden die Autor/innen gebeten, anhand der Checkliste für Beiträge die Übereinstimmung ihres Beitrags Punkt für Punkt mit den angegebenen Vorgaben abzugleichen. Beiträge können an Autor/innen, die die Richtlinien nicht befolgen, zurückgegeben werden.
  • Aceitamos contribuições originais em inglês, espanhol e português. Também aceitamos a tradução de artigos que já foram publicados em outros idiomas, mas inéditos na língua portuguesa. Maiores dúvidas entrar em contato com o editor.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5 e parágrafo justificado; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • Margens: 2.5 cm.
    Parágrafo 1.25 cm.
    Citação com mais de 3 linhas usar recuo de 4 cm esquerda, tamanho 10, espaço simples.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • A Revista Estudos Libertários aceita artigos de doutores e doutorandos. Mestres, mestrandos e graduandos que queiram publicar artigos com o mesmo escopo/temática da Revista de Estudos Libertários devem enviar seus artigos para a READ - Revista de Estudos Anarquistas e Decoloniais.

     

Richtlinien für Autor/innen

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO

A revista Estudos Libertários acolhe a submissão de artigos, comentários, resenhas de livros e entrevistas. Interessa-nos pesquisas acadêmicas críticas, tratando dos seguintes temas no âmbito das Ciências Humanas: história do anarquismo; teoria política anarquista e libertária; estudos sobre prisões e abolicionismo penal; revoltas, revoluções, ações diretas e insurgências populares, 2013 no Brasil e congêneres pelo mundo; sindicalismo revolucionário, anarcossindicalismo; história do inssurrecionalismo; movimentos sociais; papel dos trabalhadores e dos direitos trabalhistas; educação e pedagogia libertária; crítica do Estado, do capitalismo, das plutocracias, de todo tipo de autoridade; pesquisas sobre mídia e o papel exercido pelos oligopólios de comunicação de massa; propostas de organizações socialistas; de ajuda mútua, horizontais, autogestionária, federativa; estudos que denunciem as opressões/governanças sociais: racista, patriarcal, sexual, acadêmico-científica, religiosa, capitalista, oficialista, da estética-produtiva, xenofóbica, antropocêntrica; estudos socioambiental; sobre veganismo; territórios dissidentes e autônomos; imigração; pesquisas sobre a cultura popular insurgente e/ou contestadora; estudo sobre história dos povos principalmente oriundos da América Latina e África (indígenas e negros); todo tipo de estudo que tenha como lente o instrumental teórico anarquista ou libertário e colabore para a emancipação social e/ou para a crítica do status quo.

 

Procedimentos

 A decisão de publicar é efetivamente baseada na revisão por pares e na adequação às normas da revista (abaixo). Caberá ao editor enviar o trabalho (artigo ou resenha) aos membros do conselho editorial (formado por avaliadores ad hoc brasileiros e estrangeiros de reconhecida expertise) para consideração. É possível que outros pareceristas sejam convidados ad hoc para revisar algum artigo. A Revista Estudos Libertários pretende responder aos autores no período máximo de três meses, já com o parecer sobre a publicação.

 

Normas editoriais e de apresentação de artigos

 

1) Periodicidade: semestral

2) As pesquisas enviadas à revista devem ser guiadas pela necessidade intelectual que melhor necessitem para desenvolver uma tese. Não obstante, recomendamos que os artigos tenham aproximadamente entre 4.000 e 12.000 palavras e as resenhas de livros entre 2.000 a 3.000; em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5 e parágrafo justificado.

 

3) O resumo de até 160 palavras para ambos os casos, deve ser apresentado no idioma original e em outra língua estrangeira (ou português, no caso de artigo em outra língua estrangeira), explicitando uma síntese de sua(s) tese(s) e metodologia(s), além de 5 palavras-chave nos dois idiomas. O título deve ser apresentado também em duas línguas.

 

4) Os artigos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês, e os textos serão publicados no idioma original do envio do artigo.

         

 5) Em caso de artigo de autoria coletiva, o texto deverá ser submetido pelo primeiro autor (ou autor de contato). Em caso de aprovação, todos os autores deverão mostrar sua conformidade com o manuscrito a ser publicado. A revista não aceita artigos com mais de três autores, a não ser em casos excepcionais que devem ser sempre justificados.

        5.1) A titulação dos autores deve estar em ordem descrescente, ou seja, iniciando pela última titulação.

 

6) Para a submissão on-line devem ser anexados dois arquivos em formato .docx

a) em formato de carta de apresentação (cover letter), deve incluir o título do artigo, resumo e dados biográficos do/s autor/es (titulação acadêmica, cargo que ocupa e publicações relevantes mais recentes).

 

b) Manuscrito que será apresentado aos avaliadores. Deve ser enviado sem qualquer tipo de referência ou informações que possibilitem a identificação dos autores, constando somente o título, o texto e as referências bibliográficas.

 

7) Dúvidas sobre o processo de submissão ou avaliação de manuscritos devem ser encaminhadas ao e-mail institucional de Revista Estudos Libertários: revistaestudoslibertarios@gmail.com

 

8) Referências bibliográficas, quando necessárias, devem aparecer no próprio texto, com a menção do último sobrenome do autor acompanhado do ano da publicação e do número da página, quando necessário (Kropotkin, 2005: 125) ou (Kropotkin, 2005). Citações literais de textos de outros autores superiores a três linhas devem aparecer em parágrafo separado, em itálico, fonte tamanho 11.

 

9) Estilo de nota de rodapé: as notas de rodapé devem ser colocadas na parte inferior da página, fonte 10, seguindo numeração sequencial com vistas a esclarecer as fontes e sugerir ideias tangenciais. Eles não devem ser usados para acumular aparelhos incômodos de informações bibliográficas desnecessárias, e nunca devem se referir a obras que os autores ainda não tenham lido. As referências às obras não devem vir nas notas de rodapé.

 

 

10) Os artigos e opiniões emitidas são de inteira responsabilidade dos autores. 

 

11)  Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

 

12) Bibliografia: deve vir no final do artigo e em ordem alfabética, observando os seguintes critérios abaixo:

 

a) Para livro Exemplo: BAKUNIN, Mikhail. (2008), O princípio do Estado e outros ensaios. São Paulo: Hedra.

 

b) Para capítulo de livro Exemplo: BOSCHI, Renato; GAITAN, Flavio. (2013), Estado, Politica e Agência nos processos de desenvolvimento In: GAITAN, Flavio & DEL RIO, Andrés (orgs); Instituições, Politica e Desenvolvimento: América Latina frente ao século XXI; Curitiba; Editora RCV; p. 47 - 70.

 

c) Para artigo em revista Exemplo: MORAES, Wallace de. (2014) A convergência analítica dos herdeiros de Kautsky e Nozick: uma crítica às interpretações da direita e da esquerda estatista sobre o Levante de 2013 no Brasil. Em Debate: Rev. Dig., ISSNe 1980-3532, Florianópolis, n. 11, p. 90-113.

 

d) Para citação de artigo eletrônico Exemplo: MORAES, Wallace de. (2020). AS ORIGENS DO NECRO-RACISTA-ESTADO NO BRASIL CRÍTICA DESDE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL & LIBERTÁRIA. Revista Estudos Libertários, v. 2, n. 6, p. 5-27. https://revistas.ufrj.br/index.php/estudoslibertarios/article/view/39358

 

e) Teses e dissertações Exemplo: AZEVEDO, Raquel de (2010). A resistência anarquista: uma questão de identidade (1927-1937). Dissertação (Mestrado em História Social), Universidade de São Paulo, São Paulo.

 

13) Título. Deve vir maiúsculo, negrito e centralizado. 

Artigos

Política padrão de seção

Schutz personenbezogener Daten

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.