NA CASA AO LADO: A SITUAÇÃO DOS REFUGIADOS PALESTINOS QUE HABITAM O LIBANO

Autores

  • Karime Ahmad Borraschi Cheaito

Palavras-chave:

Palestinos. Líbano. Confessionalismo. Exército Nacional Libanês. Refugiados.

Resumo

O presente artigo visa analisar a situação dos refugiados palestinos que migraram para o Líbano a partir dos anos 1940, em busca de compreender a relação existente entre o sistema político libanês, pautado no Confessionalismo, e a forma como os refugiados foram tratados pelas autoridades libanesas e pelas forças militares. Para analisar essa relação conflituosa, têm-se como foco do estudo as violências praticadas pelo Exército Nacional Libanês contra os campos de refugiados palestinos durante os anos 1960 e 1970. A metodologia empregada na realização da pesquisa tem como referência uma “concepção instrumental”, que consiste em analisar as manifestações militares a partir de interesses de classes, considerando a interação civil-militar que reflete nas ações do Exército. Para seu desenvolvimento, recorreu-se a técnicas histórico-documentais, realizando levantamento e análise de bibliografias referentes à temática e estudo de documentos oficiais, além da coleta de dados em campo.

Biografia do Autor

Karime Ahmad Borraschi Cheaito

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com área de concentração em Ciência Política.

Referências

CARDOZO, Poliana Fabíula (2012). O Líbano ausente e o Líbano presente: espaço de identidades de imigrantes libaneses em Foz do Iguaçu. 2012. 194 f. Tese (Doutorado em Geografia)-Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

CHEAITO, Karime Ahmad Borraschi (2019). Exército Nacional Libanês: reflexos do Confessionalismo na Instituição Militar. Marília: Lutas Anticapital.

COSTA, Renato José da (2006). O Islamismo e suas implicações no processo democrático libanês. 2006. 336 f. Dissertação (Mestrado em História Social)-Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

DUTRA JÚNIOR, José Ailton (2014). O Líbano e o Nacionalismo Árabe (1952-1967): o Nasserismo como projeto para o mundo árabe e o seu impacto no Líbano. 2014. 320 f. Dissertação (Mestrado em História Econômica)-Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

FISK, Robert (2007). Pobre Nação. Rio de Janeiro: Record.

KARAM, Christian da Camino (2010). Da revolução política ao reformismo socioeconômico: Hizballah, islamo-nacionalismo e economia de redes no Líbano do pós-guerra civil (1992-2006). 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em História Econômica)-Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MEIHY, Murilo (2016). Os Libaneses. São Paulo: Contexto.

PINO, Domingo del (1989). A tragédia no Líbano: retrato de uma Guerra Civil. São Paulo: Clube do Livro.

ROUQUIÉ, Alain (Org.) (1980). Os Partidos Militares no Brasil. Record.

UNITED NATIONS RELIEF AND WORKS AGENCY FOR PALESTINE REFUGEES. Disponível em: <https://www.unrwa.org/> Acesso em: 15 de Fevereiro de 2019.

Downloads

Publicado

2019-11-17