UM VÍRUS QUE DESVELA AS ENTRANHAS DO CAPITAL

Autores

  • Filipe Proença de Carvalho Moraes

Palavras-chave:

Levante popular de 2013, Anarquismo hoje, Rojava, EZLN.

Resumo

 

 

 

 

 

 

O presente artigo visa discutir a crise da pandemia do COVID-19 dentro da lógica da luta de classes e das disputas de projeto político para América Latina e para o mundo. Apropriando-se de perspectivas importantes para o anarquismo, como a ação direita, o apoio mútuo, a revolta popular e a revolução social. Entendendo a luta pela saúde pública como uma bandeira histórica da classe trabalhadora desde a Associação Internacional dos Trabalhadores. Polemizando também com outros artigos sobre o tema, como o recente artigo de Zizek.

 

Biografia do Autor

Filipe Proença de Carvalho Moraes

Militante da Organização Anarquista Terra e Liberdade, professor de História da rede pública estadual do Rio de Janeiro e militante sindical no SEPE-RJ. Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

 

Referências

BAKUNIN, Mikhail. (2003), Estatismo e Anarquia. (2003) Editora Imaginário, Edição, 1.

CARRANO, Pedro. (2016), A História da Comuna de Oaxaca. Curitiba.

DA SILVA, Selmo Nascimento. (2018), O ciclo de greves contemporâneas no Brasil: o levante proletário de 2013 e a experiência da greve negra dos garis do Rio de Janeiro de 2014 numa perspectiva anarquista. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), v. 18, p. 89-101.

DE MORAES, Wallace S. (2018), 2013 – Revolta dos Governados ou, para quem esteve presente, revolta do vinagre. 1. ed. Rio de Janeiro: OTAL/UFRJ.

EZLN. (1994), Primeira Declaração da Selva Lancandona. IN. http://enlacezapatista.ezln.org.mx/1994/01/01/primera-declaracion-de-la-selva-lacandona/

_______. (1994), Segunda Declaração da Selva Lancandona. IN. http://enlacezapatista.ezln.org.mx/1994/01/01/primera-declaracion-de-la-selva-lacandona/

FRIEDMAN, Milton. (2002), Capitalism and Freedom. Chicago: The Chicago University Press.

FUKUYAMA, Francis. (1993), O Fim da História e o Último Homem, Rio de Janeiro. Rocco.

KROPOTKIN, P. (2012), Apoio Mútuo- Um Fator de Evolução. Trad: Dinah de Abreu Azevedo, Editora Deriva.

Mensagem Inaugural da Associação Internacional dos Trabalhadores. Londres. (1884), In. MARX, Karl. Obras Escolhidas em três tomos, Editora Avante!, tomo II, pág: 5-13.

MORAES, Isaias Albertin et al. (2017), O Municipalismo Libertário e a Revolução de Rojava. Crítica e Sociedade: revista de cultura política, Uberlândia, v. 7, n. 2.

Organização Anarquista Terra e Liberdade. (2018), Uma análise sobre o Liberalismo no Anarquismo, Rio de Janeiro. In. https://terraeliberdade.org/.

Organização Anarquista Terra e Liberdade, (2011), Jornal Terra e Liberdade n.1. Rio de

ZIZEK, Sloj et AL (2020), Coronavírus e a Luta de Classes. Terra sem Amos: Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-08