NADA DAR AO TIRANO: OU CONSTITUIR NOVAS FORMAS DE VIDA COM AJUDA MÚTUA

Autores

  • Fernanda Eiras Rubio
  • Pedro Luiz Stevolo

Palavras-chave:

Ajuda Mútua, Demodiversidade, Tirano, Estado.

Resumo

 O presente trabalho tem por objetivo levantar reflexões sobre a possibilidade de constituirmos uma sociedade mais próspera por meio das ideias de demodiversidade e de ajuda mútua, frente ao cenário atual do Estado brasileiro caracterizado por uma política tirânica e suicidária. Para isso, em um primeiro momento apresentaremos a noção de Estado tirânico e suicidário e como se relaciona com o comportamento do atual presidente do Brasil diante da pandemia de coronavírus (covid-19) no país. Em um segundo momento, desenvolveremos a questão sobre uma democratização real e participativa através do conceito de demodiversidade. Na terceira e última parte, apontaremos a ideia de ajuda mútua como um horizonte para uma sociedade mais próspera, criando novas formas de vida e coexistência a partir das mudanças que estão ocorrendo devido à pandemia global.

Biografia do Autor

Fernanda Eiras Rubio

Graduanda em Artes Visuais (licenciatura) pela Universidade de Taubaté e graduada em Pedagogia pelo Instituto Singularidades. E-mail: fernandarubiohc@gmail.com

 

Pedro Luiz Stevolo

Mestrando em História Social pela Universidade de São Paulo, graduado em Filosofia (bacharelado) pela Universidade de São Paulo e graduado em História (licenciatura e bacharelado) pela PUC Campinas. E-mail: pedro.stevolo@gmail.com

Referências

CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado – pesquisas de antropologia política. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

LA BOÉTIE, Etienne de. Discurso da Servidão Voluntária. São Paulo, Brasiliense, 1987.

JESUS, Carolina Maria de. “Quarto de despejo: diário de uma favelada”. São Paulo: Ática, 2014.

KROPOTKIN, Piotr. “Ajuda mútua: um fator de evolução”. São Sebastião; A Senhora Editora, 2009.

SAFATLE, Vladimir. Bem vindo ao estado suicidário. São Paulo, n-1 edições, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. MENDES, José Manuel. (Orgs.). “Demodiversidade: imaginar novas possibilidades democráticas”. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-08