NADA DAR AO TIRANO: OU CONSTITUIR NOVAS FORMAS DE VIDA COM AJUDA MÚTUA
Palavras-chave:
Ajuda Mútua, Demodiversidade, Tirano, Estado.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo levantar reflexões sobre a possibilidade de constituirmos uma sociedade mais próspera por meio das ideias de demodiversidade e de ajuda mútua, frente ao cenário atual do Estado brasileiro caracterizado por uma política tirânica e suicidária. Para isso, em um primeiro momento apresentaremos a noção de Estado tirânico e suicidário e como se relaciona com o comportamento do atual presidente do Brasil diante da pandemia de coronavírus (covid-19) no país. Em um segundo momento, desenvolveremos a questão sobre uma democratização real e participativa através do conceito de demodiversidade. Na terceira e última parte, apontaremos a ideia de ajuda mútua como um horizonte para uma sociedade mais próspera, criando novas formas de vida e coexistência a partir das mudanças que estão ocorrendo devido à pandemia global.
Referências
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado – pesquisas de antropologia política. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
LA BOÉTIE, Etienne de. Discurso da Servidão Voluntária. São Paulo, Brasiliense, 1987.
JESUS, Carolina Maria de. “Quarto de despejo: diário de uma favelada”. São Paulo: Ática, 2014.
KROPOTKIN, Piotr. “Ajuda mútua: um fator de evolução”. São Sebastião; A Senhora Editora, 2009.
SAFATLE, Vladimir. Bem vindo ao estado suicidário. São Paulo, n-1 edições, 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. MENDES, José Manuel. (Orgs.). “Demodiversidade: imaginar novas possibilidades democráticas”. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.