DA DITADURA A “DEMOCRACIA” – POLÍTICA, EDUCAÇÃO, BUROCRACIA E OCUPAÇÕES DE ESCOLA NO CHILE E NO BRASIL EM UMA PERSPECTIVA ANARQUISTA
Resumo
A proposta do artigo é analisar aspectos da política institucional e educacional de forma comparada de Brasil e Chile a partir de uma perspectiva libertária. O recorte histórico que fizemos vai das ditaduras militares até o fenômeno das ocupações de escolas que ocorreram no século XXI.
Referências
BOOKCHIN, Murray. Ecologia social e outros ensaios. Rio de Janeiro: Achiamé, 2010.
CARMO, Erinaldo Ferreira; ZAIDAN FILHO, Michel; MIYACHI, Clovis Tatsumi. SISTEMAS EDUCACIONAIS SULAMERICANOS: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE ARGENTINA, BRASIL E CHILE. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v.4, n.10, p.84-102, jan./abr. 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/viewFile/3650/1957. Acesso em: agosto de 2021.
CERVI, Gicele. Política de gestão escolar na sociedade de controle. Rio de Janeiro: Achiamé, 2013.
FINLEY, Moses I (1988). Democracia antiga e moderna. Rio de Janeiro: Graal.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra,2013.
GALEANO, Eduardo. As Veias abertas da América Latina. Porto Alegre, L&PM, 2010.
GRAEBER, David. Um projeto de democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
GRAEBER, David. O Anarquismo no século 21 e outros ensaios. Adaptado do e-book editado por Rizoma Editorial,s/d.
GROSFOGUEL, Ramon. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado – Volume 31, Número 1, Janeiro/Abril, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/se/v31n1/0102-6992-se-31-01-00025.pdf. Acesso em Outubro de 2020.
MORAES, Wallace de. Governados por quem? Diferentes plutocracias nas histórias políticas de Brasil e Venezuela. Curitiba: Editora Prismas, 2018.
MORAES, Wallace de. A NECROFILÍA COLONIALISTA OUTROCÍDA NO BRASIL. [REVISTA ESTUDOS LIBERTÁRIOS (REL), UFRJ, VOL. 2. N º3; ED. ESPECIAL Nº1]. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/estudoslibertarios/article/view/34104/19176. Acesso em Outubro de 2020.
PASSETTI, Edson; AUGUSTO, Acácio. Anarquismos & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Buenos Aires, 2005. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso em Outubro de 2020.
TRAGTENBERG, Maurício. Sobre educação, política e sindicalismo. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
TRAGTENBERG, Maurício. Educação e burocracia. São Paulo: Editora UNESP, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.