A INFRAÇÃO DAS LEIS E DA CISHETERONORMATIVIDADE: INFÂNCIAS, CERCAMENTOS E PRIVAÇÕES DE LIBERDADE

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia das Artes Cênicas, Infâncias, Privação de liberdade, Dissidência de gênero, Sistema socioeducativo.

Resumo

O presente artigo reflete os atravessamentos artísticos e pedagógicos das  relações entre infâncias e desvios. Objetivamos perceber o que pode o teatro num contexto em que as infâncias não hegemônicas são privadas de expressão e de subjetividades. De um lado, jovens em internação por conflitos com a lei e, de outro, crianças dissidentes do sistema sexo-gênero. Infâncias socialmente compreendidas como desviantes de normas, sejam leis judiciais ou morais. No primeiro momento do escrito nos apresentamos e contextualizamos os campos em que nos inserimos. Em seguida, apresentamos um panorama de estudos sociológicos que abordam diferentes concepções de infâncias e os conceitos de menor e de jovem. Em seguida, provocamos questionamentos referentes aos cuidados e proteções para com as infâncias. Após, trazemos nossas ações e o que, delas, acreditamos ser relevante para a sensibilização dos temas supracitados. Por fim, abrimos novas questões no intuito de convidar a pessoa leitora a participar das mudanças que desejamos vivenciar.

Biografia do Autor

Mateus Junior Fazzioni, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Artista da cena, professor e pesquisador de teatro. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAC/CEART/UDESC). Arte-educador na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (SED-SC) no ano de 2021. Atualmente atua como pesquisador no Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq) e como performer pesquisador no Grupo performATIVAS. Tem interesse na área de Artes e pesquisas relacionadas a Teatro, Performance, Processos Colaborativos, Pedagogia das Artes Cênicas, Estudos da infância e Estudos Queer.

Laís Jacques Marques, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Artista da cena, professora e pesquisadora de teatro. Mestra em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutoranda pelo mesmo programa. Bacharela em Artes Cênicas com ênfase em Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Licenciada em Teatro pela mesma instituição. Integra, desde 2019, o grupo de pesquisa e extensão Infiltrações das Artes Cênicas em espaços de privação e restrição de liberdade (CNPq). Interessa-se pelas áreas da Pedagogia do Teatro junto à juventude, pelo Teatro em sistemas socioeducativos e pelo Teatro praticado em espaços de privação e restrição de liberdade.

A infração das leis e da cisheteronormatividade: 

Infâncias, cercamentos e privações de liberdade


Referências

AUGUSTO, Acácio. Política e polícia: Cuidados, controles e penalizações de jovens. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013.

BARBOSA, Adriza Santos Silva; SANTOS, João Diógenes Ferreira dos. Infância ou infâncias?. Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 245-263, set./dez. 2017. Acessado em 09.12.21. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017245.

BECKER, H. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro - RJ: Jorge Zahar, 2008.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido: reflexões errantes sobre o pensamento do ponto de vista estético e não científico. São Paulo - SP: Garamound. 2008.

CORSARO, William A. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DELIGNY, Fernand. O aracniano e outros textos. Tradução Lara de Malimpensa. São Paulo: n-1 edições, 2015.

DELIGNY, Fernand. Semente de crápula: conselhos aos educadores que gostariam de cultivá-la. São Paulo - SP: N-1 edições, 2020.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: História da violência nas prisões. Petrópolis - RJ: Vozes, 40. ed. 2014.

HILLESHEIM, Betina; GUARESCHI, Neuza M. de F. De que infância nos fala a psicologia do desenvolvimento? Algumas reflexões. Psic. da Ed., São Paulo, v. 25, p. 75-92, 2007.

MARQUES, Laís J. Entre cenas e grades: O Teatro no regime socioeducativo. 2021. 146 p. Dissertação (mestrado). Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Teatro, Florianópolis, 2021.

MARQUES, Laís Jacques; CONCILIO, Vicente. Os primeiros contatos de jovens em privação de liberdade com o ato de assistir teatro. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 4, p. 132-139, nov. 2021. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1 66>. Acesso em: 16 dez. 2021.

MOURA, Maria L. A mulher é uma degenerada. 1924. Tenda de livros, Ed. 2018.

PASSETTI, Edson. O que é Menor? São Paulo: Editora Brasiliense, Coleção 152 primeiros passos, 3a ed. 1987.

PRECIADO, Paul B. Um apartamento em Urano: crônicas de travessia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago., 2005.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância in: VASCONCELOS, Vera Maria Ramos de. (Org.) Infância (in)visível. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2007.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da Infância: Correntes e Confluências, In: Manuel Jacinto e Gouvêa, Maria Cristina Soares de (org.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis. Vozes, p. 17-39, 2009.

VASCONCELOS, Vera Maria Ramos de; SARMENTO, Manuel Jacinto. (Org.) Infância (in)visível. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2007.

Downloads

Publicado

2022-04-12