AS ILUSÕES DO ESTADO: DO SINDICALISMO DE ESTADO AO PROPOSITIVO E COGESTOR COMO FATOR DESMOBILIZADOR DAS CLASSES TRABALHADORAS

Autores

  • Valena Ramos Universidade Federal Fluminense CEFET/RJ
  • Rômulo Castro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CEFET/RJ

Resumo

Neste artigo, analisamos a crise atual do sindicalismo a partir do estudo da luta sindical das/os trabalhadoras/res do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) na última década. Demonstrando o quanto esta crise se relaciona não apenas às impossibilidades do sindicato de apresentar respostas à fragmentação da classe trabalhadora oriunda dos processos atuais de reorganização produtiva do capitalismo e do individualismo exacerbado próprio à gestão neoliberal da vida. Mas, ao mesmo tempo, também se relaciona aos efeitos desmobilizadores de um sindicalismo propositivo de hegemonia social-democracia a partir dos anos 1980. Este sindicalismo sobrevive mantendo-se articulado às ideologias de um Estado neutro, da política representativa, da centralidade das eleições burguesas, do sindicato de Estado e cogestor das políticas públicas e do populismo, que a depender da cultura organizacional do local de trabalho pode se apresentar como um aspecto muito mais desmobilizar da luta sindical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valena Ramos, Universidade Federal Fluminense CEFET/RJ

Professora de Sociologia no Ensino Médio Integrado do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Doutorada em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi diretora da Associação de Docentes do CEFET-RJ (ADCEFET-RJ), entre os anos de 2019 e 2021 e, atualmente, é membromilitante do Sindicato Autônomo Geral do Rio de Janeiro (SIGA-RJ), filiado a Federação das Organizações Sindicalistas Revolucionárias do Brasil (FOB).

Rômulo Castro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CEFET/RJ

Professor de Sociologia no Ensino Médio Integrado do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA-UFRRJ. Atualmente é Presidente da Associação de Docentes do CEFET-RJ (ADCEFET-RJ) e membro-militante do Sindicato Autônomo Geral do Rio de Janeiro (SIGA-RJ), filiado a Federação das Organizações Sindicalistas Revolucionárias do Brasil (FOB).

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

RAMOS, Valena; CASTRO, Rômulo. AS ILUSÕES DO ESTADO: DO SINDICALISMO DE ESTADO AO PROPOSITIVO E COGESTOR COMO FATOR DESMOBILIZADOR DAS CLASSES TRABALHADORAS. Revista Estudos Libertários, [S. l.], v. 5, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/estudoslibertarios/article/view/59473. Acesso em: 9 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos