AS ILUSÕES DO ESTADO: DO SINDICALISMO DE ESTADO AO PROPOSITIVO E COGESTOR COMO FATOR DESMOBILIZADOR DAS CLASSES TRABALHADORAS
Resumo
Neste artigo, analisamos a crise atual do sindicalismo a partir do estudo da luta sindical das/os trabalhadoras/res do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) na última década. Demonstrando o quanto esta crise se relaciona não apenas às impossibilidades do sindicato de apresentar respostas à fragmentação da classe trabalhadora oriunda dos processos atuais de reorganização produtiva do capitalismo e do individualismo exacerbado próprio à gestão neoliberal da vida. Mas, ao mesmo tempo, também se relaciona aos efeitos desmobilizadores de um sindicalismo propositivo de hegemonia social-democracia a partir dos anos 1980. Este sindicalismo sobrevive mantendo-se articulado às ideologias de um Estado neutro, da política representativa, da centralidade das eleições burguesas, do sindicato de Estado e cogestor das políticas públicas e do populismo, que a depender da cultura organizacional do local de trabalho pode se apresentar como um aspecto muito mais desmobilizar da luta sindical.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.