“REUNINDO NUMEROSOS CAMARADAS”: ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS ANARQUISTAS E LIBERTÁRIAS NO PERÍODO DA PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL

Autores

  • Kauan Willian dos Santos Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Anarquismo - Dualismo Organizacional - Organização Anarquista - Sindicalismo Revolucionário

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a construção e a atuação de algumas organizações especificamente políticas anarquistas, ou com influência anarquista e libertária, no período da Primeira República do Brasil, como a Alliança Anarquista de São Paulo, a Aliança Anarquista do Rio de Janeiro, o Partido Anarquista Comunista do Brasil, o Centro Feminino Jovens Idealistas e a Liga Communista Feminista. Recusando interpretações historiográficas que negaram os esforços de organização anarquista, ou apenas enxergaram suas empreitadas no nível social e cultural (sindicalismo, teatros operários, escolas racionalistas etc), temos a hipótese que militantes anarquistas no Brasil também se esforçaram para construir uma cultura política libertária na qual o dualismo organizacional (tanto no nível social e político) fosse consolidado.

Biografia do Autor

Kauan Willian dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutorando em História Social (USP). Professor da rede pública municipal de São Paulo (SP) e membro do Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA).

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos