“SER TERRITÓRIO PRÓPRIO”: A PRÁXIS DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE SEXUAL E SAÚDE REPRODUTIVA JUNTO A COLETIVA MULHERES DA QUEBRADA

Autores

  • Paula Rita Bacellar Gonzaga Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Mariane Guimarães Labarrere Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Psicologia Comunitária, Feminismo Negro, Movimentos Sociais, Mulheres da Quebrada, Teorias Decoloniais.Psicologia Comunitária, Teorias Decoloniais

Resumo

A psicologia comunitária surge como a psicologia da transformação social, tendo um compromisso inalienável com as maiorias populares e os movimentos sociais. É a partir desse campo que construímos uma experiência de práxis junto à ColetivA Mulheres da Quebrada, sediada no Aglomerado da Serra na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Aliando o instrumental teórico-metodológico do feminismo negro às premissas da psicologia comunitária estabelecemos uma atuação orientada pela dialogia horizontal entre os saberes, compreendendo o protagonismo das lideranças comunitárias, mulheres negras e organizadas politicamente em prol da promoção de saúde e cuidado no seu território. Nesse trabalho discorremos sobre essa experiência a partir de quatro oficinas voltadas para a promoção de saúde sexual e saúde reprodutiva junto às mulheres moradoras do Aglomerado da Serra, analisando os relatos de violência interpessoal e institucional, as articulações estabelecidas com a rede de políticas públicas para garantia de direitos e o fortalecimento do espaço da ColetivA como promotor de acolhimento e de afirmação política.

Biografia do Autor

Paula Rita Bacellar Gonzaga, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia, Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, vinculada ao Núcleo de Pesquisa Conexões de Saberes. Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Psicologia também realizada na UFBA. Coordenadora do Programa Integrado de Pesquisa, Extensão e Criação - Janaína Aparecida.

Mariane Guimarães Labarrere, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integrante do Grupo de extensão sobre psicologia e aborto na América Latina.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos