O COLONIALISMO, DICOTOMIA E SUBALTERNIZAÇÃO
A ESCALADA DOS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO CONTEMPORÂNEO E A CONSTRUÇÃO POLÍTICA DO PALESTINO COMO OUTRO NO CAMPO INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.59488/re2Resumo
O presente artigo tem como objetivo estabelecer um paralelo entre a nova escalada dos conflitos no Oriente Médio e as teorias pós-coloniais na História e nas Relações Internacionais. Os discursos proferidos pelo mainstream: sejam líderes do Estado de Israel, de países ocidentais ou da imprensa hegemônica se apresentam como uma estratégia política de desumanização do povo palestino, inseparável de seu passado/presente colonial. As análises pós-coloniais, em especial, nas ideias de Edward Said, Aníbal Quijano, Boaventura de Souza Santos e Frantz Fanon, utilizadas como ferramentas analíticas para entender a construção política e dicotômica do palestino como o outro oriental, localizado abaixo da linha abissal e constituído como sub-humano/não-ser, possibilita a conclusão que o discurso ocidental moderno apaga a identidade palestina, reduzindo-a a um estado de desaparecimento e/ou subalternização física e epistêmica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Estudos Libertários

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.