A narrativa histórica em Zulmira Ribeiro Tavares: “Cortejo em abril”
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2020.v12n23a33295Keywords:
ficção contemporânea brasileira, narrativa e história, Zulmira Ribeiro Tavares.Abstract
Este artigo apresenta uma discussão sobre o conto “Cortejo em abril”, da paulistana Zulmira Ribeiro Tavares, publicado em livro homônimo, em 1998, pela Companhia das Letras. O enfoque analítico debruça-se sobre a figuração histórica do cortejo fúnebre de Tancredo Neves no conto em questão. Partindo da perspectiva teórica do filósofo húngaro György Lukács, elabora-se um debate entre Literatura e História, pondo em destaque as contradições existentes nas relações sociais figuradas no conto. O tom irônico e sarcástico nas narrativas de Zulmira Ribeiro Tavares, que tem como objetivo ridicularizar e desmascarar a alienação de uma classe, indica uma herança machadiana. Em “Cortejo em abril”, essa finalidade entra em confluência com o momento histórico vigente – a morte e o cortejo fúnebre de Tancredo Neves e a redemocratização no Brasil –, trazendo à tona também questões políticas para a reflexão do leitor. O conto mostra como a figura de Tancredo era importante e capaz de influenciar o cotidiano das pessoas, tanto de camadas mais baixas quanto mais altas, dado que a população brasileira depositava nele a esperança de uma fase mais positiva na política brasileira e na vida dos brasileiros, especialmente os mais pobres.References
CANDIDO, Antonio. “Literatura de dois gumes”. In: ______. A educação pela noite e outros ensaios. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2017, pp. 197-217.
LUKÁCS, György. “Narrar ou descrever”. In: ______. Marxismo e teoria da literatura. Seleção, apresentação e tradução de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Expressão Popular, 2010, pp. 149-85.
______. “Introdução aos escritos estéticos de Marx e Engels”. In: ______. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos / Karl Marx e Friedrich Engels. Tradução de José Paulo Netto e Miguel Cavalcante Yoshida. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010, pp. 11-38.
______. “Marx e o problema da decadência ideológica”. In: ______. Marxismo e teoria da literatura. Seleção, apresentação e tradução de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Expressão Popular, 2010, pp. 51-103.
MASSI, Augusto. Posfácio. In: TAVARES, Zulmira Ribeiro. Região: ficções etc. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, pp. 335-54.
PACHECO, Ana Paula. “O fundo falso da subjetividade”. Novos Estudos CEBRAP. São Paulo, v. 77, 2007, pp. 273-9. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002007000100016>. Acesso em: 22 de jun. 2018.
PALHA, Cássia Rita Louro. “Televisão e política: o mito Tancredo Neves entre a morte, o legado e a redenção”. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 31, nº 62, 2011, pp. 217-34. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882011000200012&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 28 de jun. 2018.
PINHEIRO, Andiara Souza. “Memória, acomodação e mal-estar em Café pequeno, de Zulmira Ribeiro Tavares”. Dissertação de Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem. Mariana: Universidade Federal de Ouro Preto, 2014. Disponível em: <https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6289/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Mem%C3%B3riaAcomoda%C3%A7%C3%A3oMal.pdf>. Acesso em: 25 de jun. 2017.
PELLEGRINI, Tânia. Despropósitos: estudos de ficção brasileira contemporânea. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.
PEN, Marcelo. “Ficção afiada de O nome do bispo retorna em nova edição”. Folha de S. Paulo. São Paulo, 2004. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2108200406.htm> Acesso em: 22 de jun. 2018.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000.
______. “Posfácio”. In: TAVARES, Zulmira Ribeiro. O nome do bispo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
TAVARES, Zulmira Ribeiro. Joias de família. São Paulo: Brasiliense, 1990.
______. Café pequeno: romance. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
______. Cortejo em abril: ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
______. Região: ficções etc. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.