Entre o armário e o amor: reflexos da heterossexualidade compulsória na vivência lésbica em Oito do sete, de Cristina Judar
Keywords:
Cristina Judar, Literatura lesbiana, Gênero, Heterossexualidade compulsóriaAbstract
No presente trabalho, propusemo-nos a analisar a obra Oito do sete (2017), de Cristina Judar, a fim de investigar como a relação amorosa entre as protagonistas é atravessada por imposições socioideológicas à mulher, que apresentam consequências ainda mais desastrosas para mulheres lésbicas. Constituem os objetivos mais específicos da análise investigar se a homossexualidade das personagens é afetada pelas esferas sociais, que podem contribuir positiva ou negativamente para a vivência de relacionamentos homoafetivos; observar as tendências estéticas literárias do romance contemporâneo presentes na obra; e, por fim, explorar as questões da representatividade de personagens que vivenciam relacionamentos homossexuais, que tem se mostrado uma necessidade da população LGBTQI+. Por meio do cotejamento de enunciados do texto literário e do diálogo com textos teóricos, como os estudos de Adrienne Rich (2019), Judith Butler (2020), entre outros, investigamos o modo como a compulsão pela orientação sexual considerada padrão, a heterossexualidade, afeta a vivência do casamento das personagens.
References
AZEVEDO, Maria da Glória de Castro. Comunicação: Cassandra Rios – a transgressão na margem. In: XII Seminário nacional mulher e literatura e III Seminário internacional mulher e literatura – gênero, identidade e hibridismo cultural. 2007, Ilhéus. Anais. Ilhéus, 2007.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução de Fernando Scheibe. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010.
BUTLER, Judith. Lenguaje, poder e identidad. Tradução de Javier Sáez. Madrid: 2004, Editorial Sínteses.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In:______. Vários escritos. 6 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2017.
CASTAÑEDA, Marina. A experiência homossexual: explicações e conselhos para os homossexuais, suas famílias e seus terapeutas. Tradução de Brigitte Monique Hervot e Fernando Silva Teixeira Filho. São Paulo: A Girafa, 2007.
CASTRO, Maria da Glória. O interdito no ideal de nação: a lesbiana existe para a literatura brasileira?. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 32, pp. 57-67, Brasília, 4 jan. 2011. Disponível em: O interdito no ideal de nação: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9567. Acesso em: 20 jul. 2023
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução Vera da Costa e Silva (et al.). ed 34. Rio de Janeiro: José Olympio, 2020.
DALCASTAGNÈ, Regina. Ausências e estereótipos no romance brasileiro das últimas décadas: alterações e continuidades. Revista Letras de Hoje, v. 56, n. 1, pp. 109-143, Porto Alegre, jan.-abr. 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/40429/26848. Acesso em: 28 jul. 2022.
FAURY, Mára. Uma flor para os malditos: homossexualidade na literatura. Campinas: Papirus, 1983.
GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa. Tradução de Fernando Cabral Martins. Lisboa: Vega Universidade, [s.d].
JUDAR, Cristina. Oito do Sete. São Paulo: Reformatório, 2017.
LORDE, Audre. Irmã outsider. Trad. Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. A literatura exigente: os livros que não dão moleza ao leitor. In: ____________. Folha de São Paulo, 2012. Disponível em: Folha de São Paulo - Ilustríssima - A literatura exigente - 25/03/2012 (uol.com.br). Acesso em 20 jul. 2023
PINTO-BAILEY, Cristina Ferreira. O desejo lesbiano no conto de escritoras brasileiras contemporâneas. Revista Iberoamericana, v. LXV, n. 187, abr. a jun. 1999, p. 405-421.
ROSENFELD, Anatol. Texto/Contexto. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1976.
RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica: e outros ensaios. Tradução de Angélica Freitas e Daniel Luhmann. Rio de Janeiro: A bolha editora, 2019, p. 25-92.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2009.
SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In:______. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Stuart Hall, Kathryn Woodward. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
THOMAS, Jerry R; NELSON, Jack K. Research methods in physical activity. 3.ed. Champaign: Human Kinetics, 1996.
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Unesp, 2019.
ZINANI, Cecil Jeanine Albert. Produção literária feminina: um caso de literatura marginal. In: ANTARES: Letras e humanidades. Vol. 6, Nº 12. jul/dez 2014. Disponível em: http://ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3059/1814. Acesso em: 20 jul. 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.