Dalton Trevisan: tensões e intenções do vampiro de Curitiba

Autores

  • José Luiz Matias Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2016.v8n15a17244

Resumo

Segundo Walter Benjamin, “o narrador retira da experiência o que ele conta: sua própria experiência ou a relatada pelos outros. E incorpora as coisas narradas à experiência dos seus ouvintes” (1994, 201). A Curitiba descrita por Dalton Trevisan se enreda num provincianismo muito distante dos apelos da modernidade. O autor se aproxima da proposição benjaminiana quando rompe o horizonte limitado pelas adjacências de onde mora, do qual sai apenas para arriscar caminhadas solitárias e ocasionais de um andarilho apavorado pela ameaça de abordagens curiosas, e se vale de sua criatividade para engendrar a Curitiba estranhável. Quando assim ocorre, Dalton Trevisan percebe a cidade bem distante da fama de Cidade Humana, como é conhecida.

Referências

BENJAMIN, Walter. “O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, pp. 197-221.

EDUCAÇÃO Curitiba. “Biografia de Romário Martins”. Disponível em: http://www.educacao-curitiba.pr.gov.br. Acesso em 27 de agosto de 2015.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. “Alberto de Oliveira”. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa1804/alberto-de-oliveira. Acesso em 27 de agosto de 2015.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa e Albuquerque & J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 2009.

FREIRE, Marcelino. “Cem vezes Dalton Trevisan”. Cativeiro Amoroso e Doméstico. Disponível em: http://marcelino freire.wordpress.com/2012/04/13/um-leitor-fiel/. Acesso em 9 de fevereiro de 2013.

MONTEIRO, Sueli de Jesus. O vampiro não tem medo de crítica. Curitiba: Instituto Memória, 2012.

MURÁ, Aroldo. “‘Tulipas Negras': a editora, a confraria e o depoimento de ‘J'”. Disponível em: http://www.aroldomura.com.br/?p=2245. Acesso em 27 de agosto de 2015.

SALAZAR, Jussara. “ave santa maria bueno!”. Disponível em: Http://www.escritorassuicidas.com.br. Acesso em 27 de agosto de 2015.

TREVISAN, Dalton. Desastres do amor. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.

______. O vampiro de Curitiba. Rio de Janeiro: Record, 1979.

______. Dinorá. Rio de Janeiro: Record, 2007.

______. Pico na veia. Rio de Janeiro: Record, 2008.

WALDMAN, Berta. “Dalton Trevisan: a linguagem roubada”. Revista Iberoamericana, Pittsburg, v. 98-99, jan.-jun., 1977, pp. 247-55.

______. Do vampiro ao cafajeste: uma leitura da obra de Dalton Trevisan. São Paulo: Hucitec; Curitiba: Secretaria da Cultura e do Esporte do Estado do Paraná, 1982.

______. “No ventre do Minotauro”. Cândido. Curitiba, nº 11, jun. 2012. Disponível em: http://candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo.php? conteudo=80. Acesso em 13 de julho de 2012.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos