Às Vontades do Vulcão: Representações do Mundo Natural n'Os Últimos Dias de Pompeia (1913)

Autores

Palavras-chave:

Pompeia, Natureza, Estudos de Recepção, História e Cinema, Romantismo.

Resumo

Envolta por particularidades características ao Cinema Silencioso, a produção de Arturo Ambrosio, chamada por Os Últimos Dias de Pompeia (1913), é explorada por este texto como fonte para o estudo de recepções da Antiguidade romana na contemporaneidade. Por esse modo, o objetivo desta análise reside na compreensão das formas pelas quais, ao mobilizar elementos arqueológicos, literários e pictóricos pompeianistas, a obra recupera as vivências pompeianas de modo a criar uma imagem própria sobre o mundo natural. Partindo, para isso, das teorias e metodologias concedidas pelos Estudos de Recepção, bem como pela relação entre História e Cinema, observamos seu alinhamento para com estéticas românticas na formulação dessas figurações. Desse modo, nota-se presença de uma idealização ambígua sobre o mundo natural. Este, a sua vez, decorre em um respaldo discursivo para uma narrativa providencialista e nacionalista acerca do passado de Pompeia, que deve vir a ser problematizada em suas leituras e observações.

Biografia do Autor

Heloisa Motelewski, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Estudante de Graduação em História-Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2020. Atua como voluntária no Programa de Iniciação Científica da mesma instituição desde 2021, sob orientação da Professora Doutora Renata Senna Garraffoni.

Referências

Fontes

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Publicado

2024-04-22

Como Citar

Motelewski, H. (2024). Às Vontades do Vulcão: Representações do Mundo Natural n’Os Últimos Dias de Pompeia (1913). GAÎA, 14(1), 204–221. Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/gaia/article/view/55395