Às Vontades do Vulcão: Representações do Mundo Natural n'Os Últimos Dias de Pompeia (1913)
Palavras-chave:
Pompeia, Natureza, Estudos de Recepção, História e Cinema, Romantismo.Resumo
Envolta por particularidades características ao Cinema Silencioso, a produção de Arturo Ambrosio, chamada por Os Últimos Dias de Pompeia (1913), é explorada por este texto como fonte para o estudo de recepções da Antiguidade romana na contemporaneidade. Por esse modo, o objetivo desta análise reside na compreensão das formas pelas quais, ao mobilizar elementos arqueológicos, literários e pictóricos pompeianistas, a obra recupera as vivências pompeianas de modo a criar uma imagem própria sobre o mundo natural. Partindo, para isso, das teorias e metodologias concedidas pelos Estudos de Recepção, bem como pela relação entre História e Cinema, observamos seu alinhamento para com estéticas românticas na formulação dessas figurações. Desse modo, nota-se presença de uma idealização ambígua sobre o mundo natural. Este, a sua vez, decorre em um respaldo discursivo para uma narrativa providencialista e nacionalista acerca do passado de Pompeia, que deve vir a ser problematizada em suas leituras e observações.Referências
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