A CULTURA VISUAL DO MUNDO DOS MORTOS NA CERÂMICA ÁTICA DO SÉCULO V A.C.

Autores/as

  • Bruno dos Santos Menegatti USP

Palabras clave:

mundo dos mortos, cultura visual, cerâmica ática, século V a.C., lécitos de fundo branco

Resumen

Apresenta-se neste estudo um breve panorama da construção imagética, ideológica e social do mundo dos mortos a partir da análise da cerâmica funerária ática produzida durante o século V a.C. Examina-se também as transformações por ela sofridas em relação aos elementos iconográficos e as modificações por ela promovidas a partir do agenciamento com o âmbito social e cultural. Caronte é o principal agente dessa iconografia mitológico-funerária, devido seu caráter simbólico de anfitrião dos mortos em seu novo mundo, que agencia e assegura a passagem para o au-delà promovida pelos ritos funerários e o luto. O reino dos mortos é representado ao longo do século V a.C. tanto por meio de configurações mitológicas quanto pelos aspectos físicos da coexistência entre elementos materiais do mundo dos vivos e do mundo dos mortos. A elaboração de um corpus documental dessas imagens viabiliza sua análise a partir de abordagens distintas dos estudos visuais desenvolvidas ao longo do século XX que permitem uma compreensão estrutural, simbólica e a inserção das imagens nas dinâmicas sociais, considerando-a enquanto cultura visual.

Publicado

2021-03-13

Cómo citar

Menegatti, B. dos S. (2021). A CULTURA VISUAL DO MUNDO DOS MORTOS NA CERÂMICA ÁTICA DO SÉCULO V A.C. GAÎA, 11(1). Recuperado a partir de https://revistas.ufrj.br/index.php/gaia/article/view/42274

Número

Sección

Dossiê