Transfigurar e sobreviver são lições de Machado a Silviano

Autores

  • Thomas Alves Hackel UERJ

Resumo

Publicado ao final de 2016 por Silviano Santiago, o romance Machado trata dos últimos anos de vida de Machado de Assis. Embora estabeleça esse intervalo de tempo, há, ao longo da narrativa, uma ideia de espaço e de tempo descentralizadas, o que permite estabelecer relações com outros momentos históricos. Essas características são possíveis porque o texto, de caráter biográfico, prioriza o formato do romance para permitir um método de leitura das figuras biografadas a partir da potência ficcional. Apresenta-se, dessa maneira, uma narrativa cuja transfiguração é estratégia literária para relacionar a vida e a arte, evidenciando uma escrita literária que passa pelo sensível e pelo corpo do narrador-biógrafo e dos biografados. Com o movimento transfigurativo, a obra tem força para criar multiplicidades ficcionais, construindo uma sobrevivência que se dá no fazer estético potencializando as formas de vida vivíveis ao saturar o real.  As várias representações feitas no romance são feitas pela leitura do autor Silviano Santiago, que se coloca no papel de narrador ficcionalizado, estruturando as sobrevivências ao transfigurar narrador, autor e biografados. Traçando relações entre fatos históricos, crítica literária e temas pouco usuais nas biografias de Machado de Assis, como a epilepsia, o autor produz uma ficção reflexiva sobre o próprio ato de narrar uma vida e de compreender a literatura pelas suas dúvidas, aberturas e sugestões.

Biografia do Autor

Thomas Alves Hackel, UERJ

Mestre em Letras pela UERJ

Referências

BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Trans. by Richard Miller. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1989.

DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. Trad. Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

FIGUEIREDO, Eurídice. Formas e variações autobiográficas. A autoficção. Mulheres ao espelho: autobiografia, ficção, autoficção. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.

GIORGI, Gabriel. Paisajes de sobrevida. Catedral Tomada, Revisa de Critica Literaria Latinoamericana, vol. 4, n. 7, 2016.

MELO-MIRANDA, Wander. A Beleza Convulsiva. In: MELO MIRANDA, Wander. (Org.) Silviano Santiago: um mestre das letras. Belo Horizonte: Suplemento Literário de Minas Gerais, 2017.

PIRANDELLO, Luigi. O falecido Mattia pascal. Seis personagens à procura de um autor. Trad. Mário da Silva, Brutus Pedreira e Elvira Rina. São Paulo: Abril Cultural, 1981.

SANTIAGO, Silviano. Machado: romance. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SANTIAGO, Silviano. Entrevista a Schneider Carpeggiani: Luminosidades do observador. Suplemento Pernambuco, edição 126, Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado de Pernambuco, 2016b. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/77-capa/1651-luminosidades-do-observador.html>. Acesso em: 01/06/2018.

SOUZA, Eneida Maria de. Notas sobre a crítica biográfica. In: SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Ed: UFMG, 2007.

OSTROWER, F. Universos da arte. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus Editora, 1983.

WATT, Ian. A ascensão do romance. Trad. Hildegart Fiest. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

Downloads

Publicado

2020-10-13