O deserto de Vácuos, de Mbate Pedro
Resumo
Este artigo dedica-se ao estudo da paisagem da obra Vácuos (2019), a publicação mais recente do poeta moçambicano Mbate Pedro. Porém, o que se encontra é o deserto, uma profusão de metáforas da morte, do silêncio, do vazio. O objetivo deste artigo é, assim, apontar que mecanismos linguísticos e literários são utilizados na tessitura das palavras e das cesuras dos textos do autor. Para isso, será proposta uma leitura de fragmentos de tessitura de “[os desertos]”, poema de abertura do livro, à luz de teóricos dos Michel Collot, Claire Parnet e Gilles Deleuze.Referências
ASSOCIAÇÃO OCEANOS. Mbate Pedro: “Ao lançar um livro no Brasil, estou a carregar toda uma geração de escritores moçambicanos”. Disponível em < https://associacaooceanos.pt/mbate-pedro-no-brasil/> (Acesso em 9 de fev. de 2021)
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Organização da tradução: Ida Alves. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.
COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Trad. Alberto Pucheu. Rio de Janeiro: Terceira Marcem, 2014.
COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Trad. Patrícia Souza Silva Cesaro e Zênia de Faria. Goiânia: Signótica, 2013.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
JORNAL DO COMMERCIO. Em 'Vácuos', Mbate Pedro transforma o 'enfarte da alma' em poesia. Disponível em <https://jc.ne10.uol.com.br/canal/cultura/literatura/noticia/2019/07/17/em-vacuos-mbate-pedro-transforma-o-enfarte-da-alma-em-poesia-383475.php> (Acesso em 9 de fev. de 2021)
LEITE, Ana Mafalda; PINHEIROS, Vanessa Riambau. Da casa ao vácuo: a cartografia do espaço nos poemas de Hirondina Joshua e Mbate Pedro. Rio de Janeiro: Mulemba, vol. 11, n. 21, p. 175-183, 2019.
REVISTA CALIBAN. Entrevista com Mbate Pedro: A Lucidez de um Lírico. Disponível em <https://revistacaliban.net/entrevista-com-mbate-pedro-a-lucidez-de-um-l%C3%ADrico-2da6b0559f59> (Acesso em 9 de fev. de 2021)
REVISTA CALIBAN. Vácuos: em gaguejo e sobressalto ou as cores do negro. Disponível em <https://revistacaliban.net/v%C3%A1cuos-em-gaguejo-e-sobressalto-ou-as-cores-do-negro-8a0c210ad259> (Acesso em 9 de fev. de 2021)
PEDRO, Mbate. Vácuos. Recife: Cepe, 2ª ed., 2019. [e-book]
PORTAL UNEB. CONVERSA COM ESCRITOR: “Comecei a escrever para curar uma ferida”, diz moçambicano Mbate Pedro. Disponível em <https://portal.uneb.br/noticias/2019/07/10/conversa-com-escritor-comecei-a-escrever-para-curar-uma-ferida-diz-mocambicano-mbate-pedro/> (Acesso em 9 de fev. de 2021)
SONTAG, Susan. Contra a interpretação. In: SONTAG, Susan Contra a interpretação e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. [e-book]
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).