Figurações da morte em Crimes à moda antiga: contos verdade, de Valêncio Xavier
Resumo
A morte faz parte do ciclo humano, logo, é um tópico de interesse perene, no entanto, vemos que quando ela é fruto de crimes, acaba sendo espetacularizada. Pelos mais diversos fatores, sejam psicológicos, sociológicos ou culturais,ela captura a atenção da sociedade, despertando certo fascínio. Desse modo, o presente artigo investiga as figurações da morte no livro Crimes à moda antiga: contos verdade (2004), do autor brasileiro Valêncio Xavier, observando o processo de transposição de crimes reais para a literatura, bem como, o grande interesse social que os circunda.
Referências
BARTHES, Roland. Structure du fait divers. In: Essais critiques. Paris: Le Seuil, 1964.
CARVALHO, Salo de; WEIGERT, Mariana de Assis Brasil e. Sensacionalismo a sangue frio: a ruptura da narrativa do crime em Truman Capote. Revista Direitos Emergentes, Santa Maria, v. 2, n. 2, jul.-dez., 2013, pp. 260-279.
CAPOTE, Truman. A sangre frio: relato verdadeiro de um homicídio múltiplo e suas consequências. Tradução de Sergio Flaksman. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
CAPOTE, Truman. Os cães ladram: pessoas públicas e lugares privados. Tradução de Antônio Celso Nogueira. Porto Alegre: L&PM, 2006.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo: Coletivo Periferia, 2003.
DIAS, Ângela Maria. Fetiches do desejo e da morte: sobre a literatura de Valêncio Xavier. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 44, p. 319-330, jul./dez. 2014.
FAUSTO, Boris. O crime da galeria de cristal. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
PELLEGRI, Tânia. Clear enigma: Brazilian crime fiction and urban violence. Oxford: Centre for Brazilian Studies, 2006.
SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de Letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
XAVIER, Valêncio. Crimes à moda antiga: contos verdade. São Paulo: PubliFolha, 2004.
XAVIER, Valêncio. O mez da grippe e outros livros. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).