Figurações da morte em Crimes à moda antiga: contos verdade, de Valêncio Xavier

Autori

  • Taynara Leszczynski Universidade Federal do Paraná; University of Oxford

Abstract

A morte faz parte do ciclo humano, logo, é um tópico de interesse perene, no entanto, vemos que quando ela é fruto de crimes, acaba sendo espetacularizada. Pelos mais diversos fatores, sejam psicológicos, sociológicos ou culturais,ela captura a atenção da sociedade, despertando certo fascínio. Desse modo, o presente artigo investiga as figurações da morte no livro Crimes à moda antiga: contos verdade (2004), do autor brasileiro Valêncio Xavier, observando o processo de transposição de crimes reais para a literatura, bem como, o grande interesse social que os circunda.

Biografia autore

Taynara Leszczynski, Universidade Federal do Paraná; University of Oxford

Doutoranda em Estudos Literários na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com período sanduíche na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Riferimenti bibliografici

BARTHES, Roland. Structure du fait divers. In: Essais critiques. Paris: Le Seuil, 1964.

CARVALHO, Salo de; WEIGERT, Mariana de Assis Brasil e. Sensacionalismo a sangue frio: a ruptura da narrativa do crime em Truman Capote. Revista Direitos Emergentes, Santa Maria, v. 2, n. 2, jul.-dez., 2013, pp. 260-279.

CAPOTE, Truman. A sangre frio: relato verdadeiro de um homicídio múltiplo e suas consequências. Tradução de Sergio Flaksman. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

CAPOTE, Truman. Os cães ladram: pessoas públicas e lugares privados. Tradução de Antônio Celso Nogueira. Porto Alegre: L&PM, 2006.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo: Coletivo Periferia, 2003.

DIAS, Ângela Maria. Fetiches do desejo e da morte: sobre a literatura de Valêncio Xavier. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 44, p. 319-330, jul./dez. 2014.

FAUSTO, Boris. O crime da galeria de cristal. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

PELLEGRI, Tânia. Clear enigma: Brazilian crime fiction and urban violence. Oxford: Centre for Brazilian Studies, 2006.

SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de Letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

XAVIER, Valêncio. Crimes à moda antiga: contos verdade. São Paulo: PubliFolha, 2004.

XAVIER, Valêncio. O mez da grippe e outros livros. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-01-08

Fascicolo

Sezione

Artigos