O SERTÃO INTUITIVO DE RIOBALDO

Autores

  • Cristiane Sampaio de Azevedo UFRJ

Resumo

Lhe falo do sertão. Do que não sei. Um grande sertão! Não sei. Ninguém ainda não sabe ” (ROSA, 1986: 84) - são as palavras de Riobaldo. Nessas palavras tão ao acaso e pouco esclarecedoras, de declaração insólita, o sertão aparece em sua forma original, isto é, sertão é travessia infinita para o homem e, sendo assim, ele se nos revela a cada instante. Diante dessa aproximação de Riobaldo do sertão que ele não sabe, mas que está à procura, o sertão lhe aparece de forma intuitiva. Riobaldo sabe o que é o sertão a partir do que vê, do que experimenta. E o que vê e experimenta é um mundo à revelia, insurgindo-se a cada tentativa de definição que tivesse a pretensão de abarcar a totalidade do real.

Referências

AGAMBEN, Giorgio . Infância e História . Belo Horizonte. UFMG, 2005.

______. Le langage et la mort. Paris . Christian Bourgois,1997

______. “La fin du poème. In La fin du poème . Paris, Circé, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Approche de H¶lderlin . Paris, Gallimard, 1973.

______. A caminho da linguagem . Rio de Janeiro, Vozes, 2003.

NOVALIS. Pólen . São Paulo, Iluminuras, 2001

PUCHEU, Alberto. Platão e as questões da arte: a poesia e seus entornos interventivos. In: A arte em questão: as questões da arte , Rio de janeiro, 7 Letras, 2005.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas . Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986. _____. Correspondência com seu tradutor alemão Curt Meyer-Clason . Rio de Janeiro,

Nova Fronteira: Academia Brasileira de Letras; Belo Horizonte, MG: Ed da UFMG, 2003.

Bérgson, Henri. O pensamento e o movente . p. 28

Downloads

Edição

Seção

Artigos