Las teorías salvajes: da modernidade sólida ao capitalismo nerd

Autores

  • Mario René Rodríguez Torres UFRJ

Resumo

O ponto de partida deste ensaio é a seguinte pergunta: o que nos diz Las teorías salvajes sobre nossa modernidade líquida? Las teorías salvajes é o romance de estreia de Pola Oloixarac, uma jovem escritora argentina que desde a publicação desse romance, em 2010, tem-se convertido em uma espécie de nova estrela da literatura latino-americana, incluído o Brasil2 . A pergunta tem duas motivações. A primeira é que um dos temas do romance é o das diferenças entre a Argentina das décadas de 60 e 70 e a Argentina de fins do século XX e começo do XXI. O seja, nos termos de Zygmunt Bauman, as diferenças entre as gerações que cresceram na modernidade líquida e as gerações anteriores, que lutaram por uma mudança na modernidade sólida no referido país. É claro que a passagem de uma a outra modernidade na Argentina, assim como na América Latina como um todo, tem algumas características particulares que é preciso não esquecer ao adotar a terminologia proposta por Bauman a partir, sobretudo, dos países da Europa Ocidental e dos Estados Unidos. Por isso a pergunta aqui não é o que nos diz Las teorías salvajes sobre a modernidade líquida, mas o que nos diz Las teorías salvajes sobre nossa modernidade líquida. A segunda razão desta pergunta é que Pola Oloixarac --a meu ver-- escreve muito ciente e deliberadamente a partir dessa modernidade, e sua posição no cenário literário pode ser considerada reveladora do lugar que ocupa o escritor hoje.

Referências

AVELAR, Idelber. Alegorías de la Derrota: la ficción postdictatorial y el trabajo del duelo. Santiago: Cuarto propio, 2000.

BATISTA, Paulo Nogueira. “O consenso de Washington e a visão neoliberal dos problemas latino-americanos”. Em LIMA SOBRINHO, Barbosa et alli. Em defesa do interesse nacional: desinformação e alienação do patrimônio público. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CANCLINI, Néstor García. “As Culturas Híbridas em Tempos de Globalização”. Introdução à Edição de 2001 de Culturas Híbridas. São Paulo: EDUSP, 2008. pp. XVII-XL.

CANCLINI, Néstor, García. Culturas Híbridas. México: Grijalbo, 1990. FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. Porto Alegre: L&PM, 2010.

JAMESON, Fredric. As sementes do tempo. São Paulo: Ática, 1997. JAMESON, Fredric. “Pos-modernidade e sociedade de consumo”. Em Revista Novos Estudos n. 12. São Paulo: Cebrap, 1985.

KOSAK, Claudia. “Técnica y poética. Genealogías teóricas, práctica críticas”. Disponível em http://ludion.com.ar/articulos.php?tipo=articulo. Última consulta 5 de setembro de 2012.

OLOIXARAC, Pola. “El capitalismo nerd y la nueva cultura de negocios”. Disponível em http://melpomenemag.blogspot.com/2008/11/el-capitalismo-nerd-y-la-nueva-cultura.html. Última consulta 5 de setembro de 2012.

OLOIXARAC, Pola. Las teorías salvajes. Barcelona: Alpha Decay, 2010.

PAULS, Alan. “Terrorismo voluptuoso”. Disponível em http://melpomenemag.blogspot.com/2011/05/terrorismo-voluptuoso.html. Última consulta 5 de setembro de 2012.

ROBINSON, Ken. ““Mudando os paradigmas educacionais”. Palestra em vídeo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EDLp6_5vCM8&feature=related.

SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

WOLFGANG, Welsch “"Estetização e estetização profunda". Em Porto Alegre. Porto Alegre, v.6, n.9, p. 7 -22.

ZIZEK, Slavoj. “Contra el goce”. Entrevista com José Fernández Vega para a Revista Ñ. Disponível em: http://old.clarin.com/suplementos/cultura/2003/11/29/u-666509.htm. Última consulta 5 de setembro de 2012.

ZIZEK, Slavoj. “El ambiguo legado del 68”. Disponível em: http://www.13t.org/decondicionamiento/forum/viewtopic.php?t=1088. Última consulta 5 de setembro de 2012.

Downloads

Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos