Kafka -- poeta -- expressionista?
Abstract
HaÌ quem classifique a literatura de Kafka de expressionista. Este artigo visa problematizar esta definição, partindo do aÌ‚mbito de outra provocação: haÌ um Kafka poeta? Se haÌ um Kafka poeta, como propõe Alberto Pucheu, em que medida ele se assemelha aos poetas expressionistas? Tecer aproximações e distaÌ‚ncias, tomando como base leituras de Adorno, Günther Anders, Deleuze, Guattari, e comentaÌrios do proÌprio Kafka, mais que uma forma de nuançaÌ-los, vai se configurando como um exerciÌcio de fazer uma experieÌ‚ncia criÌtica da solidão em Kafka. De sua impoteÌ‚ncia, revela-se a poteÌ‚ncia da proÌpria impoteÌ‚ncia, e os poetas expressionistas vão, então, perdendo a força em relação ao Kafka poeta.
Palavras-chave: Kafka, expressionismo, poesia, literatura alemã, século XX.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).