Do ter que roubar ao poder receber: o porvir da leitora em Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector
Abstract
O presente artigo procura dar a ver uma hipótese de leitura do capítulo “...O banho...”, de Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector. A hipótese se concentra na figuração do livro na cena enunciativa, demonstrando como ele causa em Joana, a personagem principal, uma metamorfose e uma vertigem. Se ela começa o capítulo no lugar de “víbora”, como diz uma tia, porque roubara um livro, quando um professor oferece um livro de graça, o corpo de Joana se metamorfoseia e renasce das águas do mar e das águas do banho. Acompanhamos essa metamorfose como uma passagem do ter que roubar ao poder receber, não sem pensar, ao mesmo tempo, nessa cena como o nascimento da leitora, cujo corpo é afetado pelo livro e pelo texto.
Literaturhinweise
BORGES, Jorge Luis. “Pierre Menard, autor do Quixote”. In: ____. Ficções. Trad. Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 34-45.
BRANCO, Lucia Castello. “Duras: o absoluto feminino de ninguém”. In: LEITE, Nina; AIRES, Suely. Prática da letra, uso do inconsciente. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016, p. 127-138.
CANDIDO, Antonio. “No raiar de Clarice Lispector”. In: Vários escritos. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977, p. 123-132.
CIXOUS, Hélène. “Extrema fidelidade”. In: LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela: edição com manuscritos e ensaios inéditos. Rio de Janeiro: Rocco, 2017, p. 131-164.
LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998a.
______. Perto do coração selvagem. Recurso eletrônico. Disponível em: <https://usa1lib.org/book/1166937/337444>. Acesso em 5 jul. 2022.
______. Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998b.
______. O lustre. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
LE GUIN, Ursula K. “A Ficção como Cesta: Uma Teoria”. Trad. Priscilla Mello. Rev. Ellen Araujo e Marcio Goldman. Disponível em: <https://www.academia.edu/44858388/A_Fic%C3%A7%C3%A3o_como_Cesta_Uma_Teoria_The_Carrier_Bag_Theory_of_Fiction_Ursula_K_Le_Guin>. Acesso em: 14 set. 2021.
NODARI, Alexandre; PENNA, João Camillo. Apresentação. Revista Letras, Curitiba, UFPR, n. 98, pp. 4‑8, jul./dez. 2018, p. 4-8.
PRECIADO. Paul B. Testo Junkie. São Paulo: n-1 edições, 2018.
SOUZA, Gilda de Melo e. O Lustre. Remate de males, Campinas, (9), 1989, p. 171-175.
TROCOLI, Flavia. A inútil paixão do ser: figurações do narrador moderno. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
______. Molduras para o vazio: duas obras de Clarice Lispector. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Programa de Pós-graduação em Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP. Campinas, 2004.
WISNIK, José Miguel. Diagramas para uma trilogia de Clarice. Revista Letras, Curitiba, UFPR, n. 98, pp. 4‑8, jul./dez. 2018, p. 282-307.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).