Kazuo Ishiguro - estado de exceção, vida nua e a reconstrução narrativa da memória

Autor/innen

  • Gabriel Leibold

Abstract

Este artigo investiga a escrita do autor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Kazuo Ishiguro, em função do elemento que ele nomeia em seus romances como a “textura da memória”. Sua abordagem, em diferentes gêneros literários, da fantasia à ficção científica, constrói camadas a partir da memória que as personagens guardam de eventos narrados. Ishiguro traz à tona, por exemplo, a subjetividade de Kathy H., a narradora-clone de Não Me Abandone Jamais (2005), que tem dificuldade para compreender as incongruências entre seu papel social restrito e as lembranças dos laços que estabelece em seus anos de formação com outras personagens. Sob as lentes do filósofo italiano Giorgio Agamben e seu conceito de vida nua, as histórias rememoradas parecem ganhar textura, permitindo a observação daquilo que resta da vida de determinada pessoa, quando despida de suas atribuições enquanto sujeito histórico-político – não mais mulher, nem homem, nem transsexual, nem negro, apenas vida matável. Argumenta-se que será por meio da ficção científica que o caminho se abre para se formular, a partir da obra de Ishiguro, uma crítica às condições de inteligibilidade cultural que pautam a validação das subjetividades humanas nas culturas ocidentais do mundo contemporâneo.

Literaturhinweise

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: poder soberano e vida nua. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

BRAIDOTTI, Rosi. Nomadic Theory. New York: Columbia University Press, 2011.

ISHIGURO, Kazuo. Never Let Me Go. London: Faber & Faber, 2010. Kindle Edition.

______. Kazuo Ishiguro on Klara and the Sun. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6GJ7mrqo9nQ

______. Kazuo Ishiguro on The Remains of the Day. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g1P6c3yomp0&t=2574s

KEHL, Maria Rita. Ressentimento. São Paulo: Boitempo, 2020.

LE GUIN, Ursula. Carrier-Bag Theory Fiction [1986]. In: Dancing at the Edge of the World. New York: Grove Press, 1989.

______. A Curva do Sonho (1971). Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Editora Morro Branco, 2019.

MACLEOD, Ken. Politics and Science Fiction. In: The Cambridge Companion to Science Fiction. Caambridge: Cambridge University Press, 2006. pp. 230-240.

RODRIGUES, Carla & PINHO, Isabela. A morte e a morte das democracias ocidentais. In: Remate de Males. Campinas – SP, v.40, n.1, pp.69-85, jan./jun., 2020.

SCHMITT, Carl. Teologia Política. Trad. Enrique Javier Conde. Buenos Aires: Editorial Struhart & Cia, 2005 [1992].

Veröffentlicht

2022-11-29