O gênero romance como denúncia da ilusão do real
Abstract
O gênero romance tem sua história marcada especificamente com o surgimento daquilo que chamamos de modernidade, ou em outro aspecto, com a ascensão da cultura burguesa e da instauração da vida urbana de forma hegemônica no ocidente. É notável a construção da perspectiva romanesca ter sido gerada em cima de novas formas de percepção do real, do mundo e da subjetividade. Buscamos pensar neste texto como, de certa forma, o gênero burguês e moderno por excelência, o romance, acaba por denunciar e evidenciar as contradições e a falência das categorias fundamentais da cultura burguesa moderna e se constitui como agente de contaminação do meio social que o promove como medicamento.
Palavras-chave: Romance; Modernidade; Narrador.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).